Para intensificar a fiscalização contra os motoristas que insistem em desrespeitar a Lei Nº 11.705/08, mais conhecida como Lei Seca, em vigor há três meses, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) adquiriu quatro bafômetros do tipo digitalizado, com impressora acoplada, que permite a emissão do laudo instantaneamente. Os equipamentos foram doados pela seguradora do DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).
O Detran dispõe atualmente de 60 bafômetros para atender à capital e interior, mas todos são do tipo descartável. Um processo licitatório para aquisição de mais cinco bafômetros digitalizados já está em andamento.
Os bafômetros (ou etilômetros, seu nome técnico) chegaram ao Detran na última sexta-feira e já estão sendo utilizados pelo setor de a Perícia do órgão. Antes, o motorista flagrado com uma concentração de álcool no sangue igual ao superior a três décimos de miligrama por litro de ar expelido pelos pulmões poderia ser detido. Com a nova Lei Seca não é permitida nenhuma quantidade de álcool no sangue.