Os deputados estaduais iniciam nessa terça-feira, 14, na Assembléia Legislativa de Alagoas (ALE) as discussões sobre a cassação do mandato do deputado estadual Antonio Albuquerque (sem partido), afastado por determinação da justiça desde março deste ano.
"[O pedido de cassação] é uma hipótese que estamos levando em conta", disse o deputado Jeferson Moraes (DEM).
O Alagoas24horas apurou que o pedido de cassação já está adiantado e representa a terceira e última fase de um plano para uma "faxina" geral na Casa de Tavares Bastos. A primeira fase foi a eleição de Fernando Toledo para a Mesa Diretora; a segunda é a reeleição dele, em dezembro deste ano, para o biênio 2009/2011, após uma nova destituição de Albuquerque da Mesa Diretora.
A terceira e última fase é justamente a cassação do mandato, o que deve acontecer até junho de 2009.
Nova destituição
O mesmo grupo que articulou a primeira destituição de Albuquerque protocolou nesta terça-feira, 14, requerimento pedindo a cassação de seu segundo mandato, que começa em 1º de fevereiro do próximo ano. Os deputados conseguiram dez assinaturas.
O requerimento foi lido em plenário ainda na sessão ordinária de hoje, seguindo para avaliação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.
"O clima político da Casa é ideal para a destituição de Albuquerque. Esse é o momento certo", frisou Jeferson Moraes.
(Atualizada às 17h15)