da Folha Online
O Corinthians superou o Bahia por 3 a 0, neste sábado, em Feira de Santana, quebrando um tabu de 11 anos sem derrotar o rival. A vitória, válida pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, levou o time paulista, líder da competição, aos 67 pontos.
A equipe do Parque São Jorge colocou fim a uma seqüência de três empates seguidos no torneio.
Com a Fonte Nova, em Salvador, interditada há quase um ano, o jogo foi disputado no estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana. O acidente aconteceu em novembro de 2007, quando parte da arquibancada ruiu e provocou a morte de sete torcedores.
Para o jogo, o técnico do Corinthians, Mano Menezes, não contou com André Santos e Herrera, machucados. Além disso, Chicão, suspenso pelo STJD, continuou fora. Os substitutos foram Wellington Saci na lateral-esquerda, Bebeto como centroavante e Fábio Ferreira na zaga.
O Corinthians não vencia o Bahia desde o Campeonato Brasileiro de 1997. Depois disso, as duas equipes se enfrentaram sete vezes, com cinco vitórias do Bahia e dois empates.
A equipe baiana foi a responsável pela primeira derrota do Corinthians na Série B. No primeiro turno, venceu o rival no Pacaembu por 1 a 0 –depois disso, o time de Mano Menezes só perdeu uma outra vez no torneio, para o Vila Nova, no Serra Dourada, em Goiânia.
O Corinthians começou a construir sua vitória usando com perigo as jogadas áreas. Aos 8min, em cobrança de escanteio, Morais se posicionou na primeira trave e desviou de cabeça, vencendo o goleiro Darci.
Bebeto, um dos suplentes, teve duas chances de gol, nenhuma delas convertida. Na primeira, não dominou bom lançamento de Dentinho, e na segunda bateu perto da trave. Na segunda etapa, aos 12min, foi a vez de Bebeto servir o companheiro. Após cruzamento da esquerda, o centroavante fez o pivô para Dentinho, na grande área, empurrar para as redes.
O terceiro também veio dos pés de Dentinho. O atacante carregou e chutou de fora da área. A bola ainda tocou no chão antes de entrar no canto esquerdo do goleiro, aos 33min, encerrando qualquer esperança do time baiano.