Maceió será a primeira capital do País a implantar um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em substituição aos trens que circulam hoje na cidade. A aprovação, por parte do Governo Federal, do projeto de R$ 150 milhões, foi anunciada na tarde desta segunda-feira, 20, em entrevista coletiva na Prefeitura de Maceió.
No começo da coletiva, que contou com as presenças do deputado federal Benedito de Lira (PP), do presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Elionaldo Magalhães, e do superintendente da CBTU em Alagoas, José Marques de Lima, o prefeito Cícero Almeida fez questão de frisar que o projeto foi idealizado pela Prefeitura, pelo então secretário Elionaldo Magalhães.
Almeida disse ainda que o deputado Benedito de Lira, a quem coube negociar a viabilização do projeto junto ao Ministério das Cidades e a CBTU, era o “padrinho da criança”.
Lira explicou que já existe no orçamento da União para 2009 recursos na ordem de R$ 33 milhões para o projeto e que, ainda este ano, uma emenda parlamentar da bancada do PP irá destinar mais R$ 70 milhões para a obra. “O restante será liberado em 2010, esse é um compromisso do presidente Lula”, disse o deputado.
Licitação
Elionaldo Magalhães disse que inicialmente o VLT irá funcionar em três capitais do Nordeste: Maceió, Recife e Fortaleza e que, a partir de janeiro de 2009, após aprovação do orçamento, a CBTU deverá realizar a licitação para a obra.
“A CBTU já está realizando obras de recuperação e construção de estações e trechos de linha férrea em Maceió. Com a ampliação, a via férrea passará de 32 km para 36,5 km, onde 32 carros de trem climatizados irão circular, com saídas de um ponto a outro da cidade a cada 15 minutos”, explicou.
Desapropriações
Segundo o superintendente da CBTU em Alagoas, com o aumento da linha – o VLT irá percorrer uma extensão de Lourenço (Rio Largo) até o shopping Iguatemi – no bairro haverá desapropriações no trecho entre o Riacho do Salgadinho e o bairro de Mangabeiras.
Cada carro terá a capacidade de transportar 600 pessoas. Com isso, o número de usuários atendidos pelo sistema férreo passa dos atuais 6.500 por dia para 29 mil e, posteriormente, a meta é atender 40 mil passageiros/dia.
O VLT irá circular pelos bairros de Rio Novo, Fernão Velho, Bebedouro, Mutange, Bom Parto, Centro, Levada, Jaraguá – onde a estação será refeita -, Poço, Mangabeiras e Jatiúca, e irá substituir todos os trens que circulam hoje na capital.
VLT
Também conhecido por Trem Padrão – o VLT é um veículo moderno, eficiente, confortável e de melhor desempenho que as locomotivas comuns. Os modelos devem ter tração a diesel, locomotiva de "duas frentes", bitola métrica, climatização, carros de aço inoxidável, níveis controlados de poluição, sinalização, sonorização e radiocomunicação, vigilância automática e devem atingir velocidade máxima de 80 km/h.