O Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde realiza entre os dias 23 e 24, um curso de Psiquiatria em Educação Continuada na Atenção em Saúde Mental em urgência e emergência, destinado a médicos e enfermeiros do Estado.
A capacitação para os médicos será a partir das 8h, no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), localizado no bairro do Poço. Já a turma dos enfermeiros se reunirá no auditório do Hotel Verde Mar, na Pajuçara, também às 8h.
Segundo Berto Gonçalo, gerente do Núcleo de Saúde Mental, o curso tem como objetivo aprimorar e atualizar 354 profissionais, sendo 145 médicos e 209 enfermeiros, envolvidos nas ações de atenção à saúde mental, tendo como ênfase a nova política de saúde mental na urgência emergência.
“O intuito é contribuir para o aperfeiçoamento e organização do atendimento de urgência e emergência em saúde mental e estimular a integração entre as equipes de PSF e Caps; além de implementar a política de álcool e outras drogas na lógica da redução de danos, diagnosticar e acompanhar pacientes com transtornos leve, severo e persistente”, informou.
Entre os temas que serão abordados estão o atendimento em urgência psiquiátrica ao usuário com transtorno mental; transtornos psicótico e de humor; uso de medicamentos; política de transtornos infanto-juvenil, entre eles o autismo, depressão, bipolar e esquizofrenia.
Nos dias 30 e 31 deste mês, uma outra turma de enfermeiros participará do curso, no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O segundo módulo da capacitação será realizada nos dias 13 e 14 de novembro.