O 59º BIMtz iniciou no dia 14 de novembro as atividades administrativas para reativação da “ação emergencial” denominada Operação Pipa d`Água, que consiste na distribuição de água potável para a população sertaneja dos municípios alagoanos castigados pela seca.
No período de 20 a 24 de novembro, equipes do batalhão estarão na sede do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes (DNIT), na cidade de Santana do Ipanema, tratando da contratação dos carros-pipas conforme o seguinte cronograma: dias 20 e 21, veículos com o final da placa números: 1,2,3,4 e 5; dias 22 e 23, veículos com o final da placa números: 6,7,8,9 e 0; e no dia 24, os veículos remanescentes que não foram cadastrados nos dias acima estabelecidos.
Os municípios que serão atendidos nessa primeira fase são aqueles que tiveram os seus decretos de Situação de Emergência homologados pelo Governo do Estado de Alagoas conforme publicação no Diário Oficial de nº 205 do dia 31 de outubro de 2008, e reconhecidos pelo Governo Federal, são eles Pão de Açúcar, Piranhas, Carneiro, Olho d’Água do Casado, São José da Tapera, Delmiro Gouveia, Mata Grande, Santana do Ipanema, Água Branca, Senador Rui Palmeira, Pariconha e Jaramataia.