A Prefeitura de Arapiraca está apoiando a Campanha de Desarmamento, iniciada na manhã desta segunda-feira (24), pela Superintendência da Polícia Federal (PF) em Alagoas. O vice-prefeito José Barbosa de Oliveira representou o prefeito Luciano Barbosa na abertura dos trabalhos, que estão sendo realizados no Centro Administrativo Municipal.
No local foi montada uma central de atendimento para informações e entrega das armas. O superintendente da PF em Alagoas, delegado José Pinto de Luna, disse que a campanha conta com a participação de três agentes federais e apoio logístico da prefeitura local. Pinto de Luna disse que, durante o período da campanha, as pessoas deverão se dirigir até o Centro Administrativo e apresentar documentação pessoal, bem como os dados da arma para a obtenção do registro.
No caso de devolução da arma, a pessoa tem de apresentar o número da conta bancária, além de preencher a Guia de Trânsito (GT) para depois receber a indenização, que varia entre R$ 100 e R$ 300, dependendo do tipo de arma. O superintendente da PF salientou que a pessoa não precisa explicar a procedência da arma.
Em agosto deste ano, a Polícia Federal realizou uma campanha semelhante na capital alagoana e recolheu apenas 200 armas. Pinto de Luna disse que a equipe permanecerá até hoje em Arapiraca e depois estenderá a campanha para os municípios de Delmiro Gouveia, União dos Palmares, São Luís do Quitunde e Santana do Ipanema.