A Secretaria de Estado da Saúde firmou um convênio com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) para repasse de R$ 2 milhões, oriundos do Ministério da Saúde, com o objetivo de realizar um curso de formação profissional de técnico em enfermagem, que vai garantir a qualificação de 900 servidores que atuam como auxiliares de enfermagem nas redes estadual e municipal de saúde. O convênio foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta (24).
A primeira reunião de trabalho da capacitação ocorreu nesta manhã, na Sesau, entre o vice-governador José Wanderley Neto; o secretário da Saúde em exercício, Herbert Motta; o reitor da Uncisal, André Falcão; e a coordenadora de Gestão de Pessoas, Camille Wanderley. O curso de formação terá 400h/aula e será ministrado na Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora, antigo Centro Formador. A Escola também será responsável pela seleção dos profissionais que já atuam nos municípios e no Estado.
José Wanderley salientou que "o investimento do governo na valorização do servidor possibilita capacitá-lo para prestar um atendimento de excelência à população alagoana". Ele agradeceu, ainda, o empenho do governador Teotonio Vilela e do ministro José Gomes Temporão, que anunciou esta semana a ampliação do teto da Saúde e contemplou Alagoas com Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) prevista para entrar em operação no próximo ano.
Para Herbert Motta, a "qualificação do servidor é uma política de prioridade na Sesau, que através do Programa de Educação Permanente irá capacitar outras categorias de profissionais visando atendimento de qualidade aos usuários".