Jutahy recua e diz que PSDB vai apoiar candidatura de Fruet

O líder do PSDB na Câmara, deputado Jutahy Magalhães (BA), afirmou hoje que o lançamento da candidatura do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) à presidência da Câmara deve levar o partido a desistir de apoiar o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). O recado já teria sido dado ao próprio Chinaglia num telefonema ontem à noite.

Em entrevista à rádio CBN, Jutahy disse que procurou Chinaglia assim que soube da decisão de Fruet de sair candidato para informar que a bancada iria mudar de posição. "Não tem sentido a bancada ficar contra uma candidatura do PSDB. Eu, como líder do partido, procurarei trabalhar pelo Fruet", disse.

O líder tucano disse que ter "convicção" de que a candidatura de Fruet será o fator de unidade do PSDB. O partido rachou após Jutahy anunciar apoio ao nome do PT. "A candidatura do Fruet é um fato muito relevante que terá muito peso na decisão da bancada", afirmou.

Jutahy justificou que a opção por Chinaglia se deu num cenário em que os dois únicos candidatos eram governistas. Além do petista, também disputa a eleição o presidente da Casa, Aldo Rebelo (PC do B-SP). Ele disse que conversou com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), sobre a disputa na Câmara ontem à noite e que o governador também recomendou apoio a Fruet.

A bancada do PSDB irá se reunir na terça-feira para discutir a sucessão na Câmara. Na semana passada, Jutahy anunciou que a bancada do PSDB iria apoiar Chinaglia. A decisão foi mal recebida por várias lideranças tucanas. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, afirmou que a decisão havia sido precipitada.

Folha Oline

Veja Mais

Deixe um comentário