Arapiraca prepara festa em homenagem a Nossa Senhora

Ida de Barbosa ao DF suspendeu assinatura de contratos
Ida de Barbosa ao DF suspendeu assinatura de contratos

A prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria de Cultura e paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, inicia, na próxima terça-feira (23), a programação festiva em homenagem à padroeira do município.

As celebrações começam a partir das 20 horas, no Largo Dom Fernando Gomes, com apresentação da banda de música do 3º Batalhão da Polícia Militar. O primeiro dia de festa também reserva show com a banda Porto Seguro e o cantor Elibério, no Parque Ceci Cunha, no centro da cidade.

A série de apresentações prossegue até o início de fevereiro, com celebrações religiosas e a participação de bandas católicas, artistas de rua, grupos folclóricos locais, incluindo guerreiro e pastoril, além da Orquestra de Lira e Coral de Traipu.

A mais tradicional festa religiosa de Arapiraca será encerrada, no final da tarde do dia 2 de fevereiro, com a procissão de fiéis carregando a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho. Como todos os ano acontece, cerca de 30 mil pessoas irão acompanhar o cortejo.

Um dos pontos altos da celebração vai acontecer momentos antes da procissão, com a chegada dos 144 cavaleiros e amazonas trazendo da cidade de Bom Conselho, no interior de Pernambuco, a réplica da imagem da santa, refazendo o caminho percorrido, em meados do século 19, pelo fundador de Arapiraca, Manoel André, passando por seis municípios do Estado de Pernambuco e, também, de Alagoas.

O grupo está programando a viagem para o próximo dia 30 até a cidade pernambucana. Haverá apresentação, a partir das 20 horas, de orquestra sanfônica, tendo como local o Parque de Exposições de Bom Conselho.

Grupos folclóricos, como o Pastoril da Melhor Idade e Guerreiro Asa Branca de Arapiraca, irão acompanhar cavaleiros e amazonas até a chegada do grupo no encerramento da festa dedicada à padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho.

História

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) determinou a colocação de bustos em vários pontos da cidade, para homenagear diversas personalidades, a exemplo do fundador Manoel André e da deputada Ceci Cunha, entre outras figuras ilustres que contribuíram com o desenvolvimento socioeconômico de Arapiraca.

O projeto, que tem como principal objetivo resgatar a memória histórica do município, também vai contemplar localidades mais afastadas do centro, com a colocação de esculturas para homenagear antigos fundadores e lideranças comunitárias.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário