O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) atendeu, esta semana, mais de dez mil pessoas e emitiu mais de cinco mil documentos nos primeiros dois dias da décima etapa do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, em Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano.
A ação conjunta recebeu o nome de “Dia da Cidadania”. No mutirão, os atendidos puderam tirar documentos gratuitamente, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, CPF e Certidão de Nascimento.
Delmiro Gouveia recebeu o programa nos dias 24 e 25 de abril. Já em Pariconha, o mutirão chega nesta sexta-feira, quando ainda devem ser atendidas cerca de duas mil e quinhentas pessoas e emitidos mil e quinhentos documentos.
Serviços
O Incra também ofereceu assessoria jurídica, palestras sobre DST, hipertensão e diabetes, distribuição de preservativos, consultas médicas e odontológicas (incluindo aplicação de flúor), vacinação em crianças com calendário atrasado, informações sobre IPTU (com emissão de boleto e renegociação de dívidas), serviços de cartório, informações aos deficientes físicos sobre aquisição de aparelhos ortopédicos e alistamento militar para os nascidos em 1989.
Mães com seus filhos no colo tentavam os primeiros lugares. Thiago, de cinco meses, já tem documento, a certidão de nascimento. A mulher que o trazia no colo, porém, carece de todos. Eliane Ferreira Ribeiro, de 23 anos, foi com o filho. Desempregada, ela estava no mutirão para tirar a carteira de identidade, o CPF e a carteira de trabalho.
A moradora da rua Fernandes Lima, na periferia de Delmiro, lembrou que seus pais não puderam lhe dar o que seu filho recebeu. “Até a certidão de nascimento eu só consegui muito tempo depois, quando tirei a segunda via, em outra cidade, onde nasci; era tudo mais difícil”, narra Eliane.
Ampliação do atendimento
O programa existe há três anos e continua crescendo. Segundo o chefe de gabinete do Incra/AL, João Abelardo, coordenador do Programa em Alagoas, no ano passado foram cinco mil pessoas atendidas, com três mil documentos emitidos. Para este ano, a expectativa é ultrapassar os 60 mil atendimentos, com mais de 20 mil documentos emitidos, uma vez que serão realizadas etapas mensalmente.
São parceiros do Incra no Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural o BNB, Caixa Econômica Federal, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Receita Federal, Instituto de Identificação, Delegacia Regional do Trabalho, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e prefeituras.