Evento debate literatura e as novas tecnologias

"A literatura e as Novas Tecnologias" é o tema que será abordado, na próxima quarta-feira, 25, no evento em comemoração ao Dia Nacional do Escritor, que será realizado na Biblioteca Pública.

Participam da mesa redonda os escritores Marijôse Albuquerque Costa, Maria Selma Motta Jardim, Eduardo Proffa, Gal Monteiro, Frede Mesquita e Tainan Costa.

Para a diretora da Biblioteca Pública, Maria Luiza, a Internet, apesar de ainda não estar presente em todos os lares brasileiros, é um veículo importante para encurtar o caminho entre o escritor e o público. "Em Alagoas, já temos escritores que criaram seus blogs como uma forma de levar até ao público a poesia, o romance, entre outros. Mas a Internet é apenas mais um veículo, porque o livro não perdeu a magia. Entretanto, todos os caminhos para promover o escritor e sua obra devem ser utilizados", diz Maria Luiza.

Para o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, a literatura brasileira não é mais a mesma depois da internet. Há quase uma década, novos autores vêm surgindo, transpondo a telinha do computador e chegando, em forma de livro, às estantes. "Usar a tecnologia a favor do saber, da leitura, da literatura é criar acesso a cultura, um elo de ligação com o escritor e o publico", reforça Viégas.

O poeta e escritor Tainan Costa que vai participar da mesa redonda, há quatro anos criou o Blog para divulgar os seus poemas. "Mais de duas mil pessoas já acessaram o blog. Hoje o acesso a internet está mais fácil, considero essa ferramenta um meio e não um fim", declarou o poeta Taiman.

Bienal – Outra iniciativa da Secult para promoção da literatura é participação na III Bienal do Livro de Alagoas e I Internacional do Livro, que acontecerá no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, em Outubro.

A secretaria terá dois estantes, um deles destinado aos escritores alagoanos que vão lançar ou relançar obras. E outro destinado para ações de incentivo à leitura com as crianças.

A diretora BPE, Maria Luiza, reforça que os escritores alagoanos podem se inscrever até o dia 26 deste mês para participar da Bienal no Stand da Cultura

Dia do Escritor – O dia 25 de julho foi definido como Dia Nacional do Escritor por decreto governamental, em 1960, após o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado naquele ano pela União Brasileira de Escritores, por iniciativa de seu presidente, João Peregrino Júnior, e de seu vice-presidente, Jorge Amado.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário