O deputado federal Joaquim Beltrão (PMDB-AL) convidou a reitora Ana Dayse e a bancada federal na Câmara, para audiência com o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Ronaldo Mota. Os parlamentares solicitaram o apoio do governo federal para o início da segunda etapa da expansão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Segundo o deputado Joaquim Beltrão, membro titular da Comissão de Educação, o projeto é ampliar o acesso da população do interior à Educação Superior. "Estamos trabalhando em conjunto com a reitoria no sentido de instalar, no primeiro momento, um campus no município de Delmiro Gouveia e outro em Santana do Ipanema, contando ainda com os pólos em Mata Grande, Piranhas, Pão de Açúcar. Essa é a segunda etapa no projeto de interiorização da Ufal, a primeira foi em Arapiraca", diz ele.
O deputado ressaltou a importância da interiorização para o desenvolvimento da região. "O sertão alagoano é uma região sofrida e muito carente, necessita de tratamento diferenciado e de investimentos maiores do governo federal para poder sair dessa situação de pobreza, os municípios não têm o apoio do governo estadual, e só grandes investimentos principalmente na Educação poderá tirar o Estado deste estado de calamidade. Com a implantação dos campi teremos mão-de-obra especializada e com certeza as empresas terá interesse em se instalar na região sertaneja", afirmou o parlamentar.