O prefeito Cícero Almeida inaugurou, nesta segunda-feira pela manhã, o primeiro Laboratório de Análises Clínicas (Laclim) de Maceió, que passa a atender a população na unidade de saúde do PAM Salgadinho.
Acompanhado do secretário de Saúde do município, Théo Fortes, além de outras autoridades, Cícero Almeida destacou o empenho da administração municipal na criação do Laclim. “Esse laboratório é a prova de que quando se quer se faz. Só não faz nada em uma secretaria com recursos quem é incompetente”, disse o prefeito.
Ainda segundo o prefeito, a gestão correta dos recursos públicos já possibilitou ao município uma economia de mais de R$ 1 milhão na aquisição de medicamentos. “É um compromisso dessa administração levar atendimento de saúde de qualidade para a população”, afirmou o secretário Théo Fortes.
O Laboratório de Análises Clínicas está sendo entregue à população equipado com o que há de mais moderno no serviço de saúde pública do país. Voltado para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Laclim conta com potencial para atender toda a demanda de exames de média complexidade, com uma rotina estimada de mais de 65.000 testes ao mês.
O Laclim oferecerá à população 150 tipos diferentes de exames que cobrem as principais áreas do segmento das análises clínicas. Serão exames como os de Bioquímica Clínica Básica, por exemplo, que concentram a maior demanda com exames de glicemia e colesterol.
Segundo o coordenador de Farmácia e Bioquímica da Secretaria Municipal de Saúde, Eli Carlos Machado, a meta do Laclim é atender aos usuários da rede pública de saúde oferecendo um serviço de qualidade, humanização e respeito.