PSF vai atualizar dados cadastrais do Bolsa-Família

A Coordenação do Programa Saúde da Família (PSF) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu agentes de saúde e auxiliares de enfermagem das unidades do município. O objetivo da reunião foi preparar os profissionais, no sentido de intensificar a busca por beneficiárias do programa Bolsa-Família para que estas – cerca de 60 mil – mantenham os dados que garantem sua permanência no programa, que é a segunda fonte de recursos da população do Estado, em dia.

"Estamos ampliando a atuação de nossas unidades até o final de dezembro – com total adesão dos profissionais à causa – para que essas famílias possam atualizar as informações de saúde de seus filhos e garantir o seu direito ao Bolsa-Família", disse a diretora do Departamento de Atenção à Saúde da SMS, Josefa Almeida.

Segundo a coordenadora do Bolsa-Família na SMS, Rita Leone, nas unidades será feita a medição de peso e estatura das crianças de zero a seis anos e meio, itens monitorados no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dessas crianças. Os dados alimentarão o sistema de informação do Programa – o Sisvan – e serão utilizados para a detecção de casos de desnutrição e sobrepeso, além de aplicados na formulação de novas políticas públicas na área.

"Ao lado da permanência na escola – melhor monitorada por conta da freqüência escolar – os dados de saúde são um dos critérios de permanência no programa do governo federal, mas a saúde do município tem registrado uma procura muito baixa nesse sentido por parte das mães, principalmente nas áreas que com atendimento feito pelas unidades de saúde de demanda espontânea, daí a preocupação da SMS em buscar essas beneficiárias", ressaltou Rita Leone.

A coordenadora lembra que para atualizar os dados – evitando futuras penalidades por parte do governo federal – a mãe beneficiária deverá procurar qualquer unidade de saúde próxima de sua casa, levando a criança e o cartão do benefício.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário