O rebaixamento do Corinthians não foi histórico apenas por seu o primeiro do clube. A equipe de Parque São Jorge também bateu um recorde ao cair à Série B neste domingo, dois anos depois de conquistar o título no Serra Dourada.
O Corinthians foi o campeão que mais rápido caiu na história do Campeonato Brasileiro, que teve sua primeira edição em 1971.

Antes disso, o recordista era o Coritiba, que foi campeão em 1985 ao derrotar o Bangu na final da competição e foi rebaixado quatro anos depois, em 1989. A queda, naquela oportunidade, no entanto, foi bastante polêmica. Os paranaenses queriam disputar o jogo decisivo pela última rodada do primeiro turno no mesmo horário do adversário direito, mas o pedido não foi aceito pela CBF, que, porém, concedeu esta opção ao Vasco. O Coritiba decidiu não entrar em campo para enfrentar o Santos e acabou punido com um ano de suspensão e rebaixamento.

Coincidentemente, o time paranaense voltou à Série A neste ano após cair novamente em 2005, justamente quando o Corinthians foi campeão. Outros campeões brasileiros também passaram pela mesma situação. O Botafogo, que faturou o título em 1995, foi rebaixado sete anos depois, em 2002. Neste mesmo ano caiu também o Palmeiras, campeão pela última vez em 1994. Um intervalo de oito anos.

O Grêmio também registrou um período de oito anos entre o título de 1996 e o rebaixamento de 2004. O Bahia, que neste ano subiu da Série C para a B, resistiu um pouco mais, foram nove anos do título de 1988 até o rebaixamento de 1997. Já o Guarani, campeão em 1978, só foi efetivamente rebaixado em 1989.

O maior período de resistência entre os campeões que caíram foi estabelecido pelo Atlético-MG, primeira campeão brasileiro em 1971. A equipe mineira só foi cair 34 anos depois, em 2005. O Fluminense foi outro que ficou um bom tempo sem ser rebaixado após o primeiro e único títulos em 1984. A equipe caiu pela primeira vez em 1996.

Veja Mais

Deixe um comentário