Novos municípios alagoanos aderem ao Programa Alfa e Beto

Considerado um dos mais importantes educadores do País, o professor João Batista Araújo e Silva, estará em Maceió nesta quinta e sexta-feira, 27, para desenvolver um curso de capacitação voltado para coordenadores do Programa Alfa e Beto de Alfabetização nos municípios de Ibateguara, Pilar e Batalha. Os três municípios se juntam a Penedo, Piaçabuçu, Coruripe e Feliz Deserto onde o projeto já está sendo desenvolvido. O curso de capacitação será dado no salão de convenções do Maceió Mar Hotel.

O desenvolvimento do programa em municípios do Estado tem acontecido graças à participação da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que realizaram estudos, encontros e discussões sobre os problemas e as prioridades para o setor educacional em cada cidade. Com base no diagnóstico e nas discussões havidas, foram definidas duas prioridades para a educação nos municípios: a alfabetização das crianças e a melhoria da eficiência na gestão dos recursos públicos.

Na área de alfabetização a base é o Programa Alfa e Beto de Alfabetização de Crianças, que utiliza materiais de alta qualidade e métodos eficientes para alfabetizar as crianças, ao mesmo tempo em que ajuda o professor a melhorar a qualidade de seu trabalho. O de Gestão se baseia nos princípios do Programa Escola Campeã, implantado em dezenas de municípios do País nos últimos quatro anos e que tem como objetivo profissionalizar e aumentar a eficiência das secretarias municipais de Educação.

O presidente da Undime-AL, Marcelo Beltrão, destaca a importância do projeto que tem como objetivo principal reduzir os índices de repetência e evasão nas primeiras séries do ensino fundamental. “Ele foi desenvolvido para buscar soluções para os problemas que afetam a eficiência e a qualidade do ensino fundamental em todo o Brasil”, completa Beltrão, que é secretário de Educação de Coruripe desde 1997 e onde o projeto foi desenvolvido com excelentes resultados.

A presidente da AMA, Rosiana Beltrão, prefeita de Feliz Deserto, onde o programa também vem sendo desenvolvido tem dado através da entidade todo apoio necessário para que outras cidades alagoanas possam se integrar ao projeto. mesma posição Os dois programas foram concebidos e são orientados pelo professor João Batista Araújo e Oliveira, que entre outras funções foi secretário-executivo do Ministério da Educação e consultor do Instituto Ayrton Senna.

Veja Mais

Deixe um comentário