Sem-terra protestam no Dia do Trabalhador Rural

Alagoas24horasIntegrantes de movimentos rurais realizarão caminhada no Centro de Maceió

Integrantes de movimentos rurais realizarão caminhada no Centro de Maceió

Trabalhadores rurais de três movimentos, que lutam pela Reforma Agrária em Alagoas, estão mobilizados para comemorar o Dia do Trabalhador Rural, nesta terça-feira. Os sem-terra estão chegando hoje na praça Sinimbú, no Centro, onde ficarão acampados até quarta-feira.

Os agricultores rurais pertencem ao Movimento Sem Terra (MST), Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) e Comissão Pastoral da Terra (CPT). De acordo com o coordenador do MLST, Marcos Antônio, o Marrom, a expectativa é mobilizar cerca de dois mil sem-terra.

“Nós não temos muito o que comemorar, por isso estamos aqui em Maceió para entregar pautas individuais para entregar cobrar do Incra mais compromissos com a Reforma Agrária. É claro que tem avançado, mas é muito lenta ainda em Alagoas”, afirmou Marrom.

Na pauta do MLST, estão 20 pontos de reivindicação, entre emissão de posse, cobrança de resultado de vistorias, regularização imediata de lotes e liberação de recursos para melhorar a infra-estrutura dos trabalhadores rurais. O coordenador do MLST ainda diz que, há dois meses, a cesta básica não é liberada para os acampados.

Programação

Os trabalhadores rurais chegam hoje em Maceió e montam acampamento na praça Sinimbú. Amanhã, pela manhã, eles realizam uma assembléia e, logo depois, sairão em caminhada pelas ruas do Centro.

Ainda no Dia do Trabalhador Rural, estão marcadas reuniões entre os movimentos sem-terra e representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra, e do Governo.

O coordenador do MLST, Marrom, disse ainda que os protestos acontecerão de forma pacífica.

Veja Mais

Deixe um comentário