Diversas entidades sindicais e moradores de Rio Largo estão neste momento no Centro da cidade realizando um ato de apoio ao Delegado do município, Marcílio Barenco, que deixa hoje o cargo após dois anos à frente da delegacia.
Mais de 30 sindicatos e associações representativas vão encaminhar ainda hoje para o juiz do Núcleo de Combate ao Crime Organizado do Tribunal de Justiça (NCCO), Diógenes Tenório, um documento solicitando a divulgação do verdadeiro motivo para o pedido de afastamento de Barenco da Delegacia de Rio Largo.
Para os sindicalistas, a sociedade não está satisfeita com o fato de não saber o motivo do afastamento e o documento, junto com a moção, é uma forma de dar apoio ao delegado e dizer para ele que não está sozinho.
No documento, as entidades solicitam também que o governador Luis Abílio interceda junto à cúpula de segurança do Estado para que Marcílio Barenco permaneça em Rio Largo.
A delegada de Batalha, Elizabeth Sampaio, é quem vai substituir Barenco em Rio Largo.
Segundo o presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil de Alagoas (Adepol), Antônio Carlos Lessa, o pedido de afastamento de Barenco foi uma surpresa para a associação. “Ele disse que não está sendo ameaçado e alegou foro íntimo para o afastamento. Mas estamos solidários à ele e qualquer delegado que venha sofrer ameaça ou ingerência. Barenco vinha fazendo um trabalho sério, competente e honesto. Lamento muito a saída dele de Rio Largo”, destacou.
Todas as entidades e moradores de Rio Largo destacaram o bom trabalho que o delegado Barenco vem fazendo em Alagoas desde quando assumiu a delegacia de Coruripe e prendeu um assessor parlamentar do deputado estadual João Beltrão (PMN).
Para os moradores de Rio Largo, os criminosos da cidade não estavam acostumadas a Justiça e Barenco sempre agiu conforme a lei. Eles destacam o fato dele ter enfrentado autoridades da cidade e ter prendido muitas pessoas na Operação Mata do Rolo, entre elas do coordenador de planejamento da Prefeitura, Ricardo Schavuzzi.
“Barenco vem desempenhando o trabalho extremamente importante na Polícia Civil. Ele representa o lado bom da polícia. É uma referência para Alagoas desde quando atuou em Coruripe. A manifestação dae apoio da sociedade é uma obrigação pelo grande trabalho que desempenhou”, completou Jorge Venerano, presidente do Sindicato dos Policiais Federais.