Conforme havia discutido no início deste ano, o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas homologou na última segunda-feira, 4, o nome do jornalista Carivaldo Brandão para ser homenageado com a Medalha Denis Agra no Prêmio Banco do Brasil Petrobras de Jornalismo 2006.
Um dos fundadores do Sindjornal e sócio nº 1 da entidade, Carivaldo contribuiu de forma significativa no processo de organização e mobilização dos trabalhadores jornalistas. Na área profissional, foi um dos que se dedicou para dinamizar e aperfeiçoar a imprensa alagoana. Hoje, aos 75 anos de idade, continua sem recusar missão quando é acionado pela categoria e o sindicato, mesmo estando na condição de aposentado.
“É uma homenagem mais do que justa. Trata-se de uma pessoa que é exemplo de vida para todas as gerações de jornalistas”, disse hoje o presidente do Sindjornal, Carlos Roberto Pereira. Segundo ele, Carivaldo deveria ter recebido essa homenagem antes, mas todos pensavam que ele já havia recebido a medalha.
O regulamento do Prêmio Banco do Brasil Petrobras de Jornalismo diz que a Medalha Denis Agra será concedida ao jornalista cuja vida profissional, retidão de caráter e esforço pessoal tenham resultado em efetiva contribuição para a imprensa alagoana. Assim como Carivaldo, outros profissionais da sua geração e com esse perfil já foram homenageados com a Medalha, a exemplo de Aldo Ivo, Valmir Calheiros, Antônio Sapucaia e Vladimir Calheiros.
A entrega da Medalha será no dia 18 de novembro, quando da solenidade festiva que vai anunciar e premiar os vencedores do Prêmio Banco do Brasil e Petrobras de Jornalismo. Na oportunidade será mostrado um pequeno documentário sobre a vida sindical e profissional do homenageado.