Empresa alagoana é destaque na área de gerenciamento eletrônico de documentos

A empresa Alagoana Oriel Tecnologia recebeu na noite desta quarta-feira, 13, em São Paulo, o Prêmio de empresa do ano na área de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, concedido pelo Centro Nacional de Desenvolvimento do Gerenciamento da Informação (Cenadem) na décima quarta edição do evento. A empresa foi premiada pela aplicação do Sistema Integrado de Gerenciamento Eletrônico de Documentos desenvolvido para o Governo do Estado de Alagoas, que atualmente está sendo utilizado por 90% da administração pública estadual e já dispõe de mais de 24 milhões de documentos digitalizados inclusos no sistema.

O Sistema Integrado de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (SIGED) tem como objetivo garantir a segurança dos documentos e principalmente disponibilizá-lo de forma ágil e eficaz, o que se tornava muito difícil com o processo convencional feito com documentos armazenados em papel.

Com a implantação do SIGED foram recuperados e disponibilizados documentos datados desde a década de 1930, através dos quais é possível saber como foi gasto o dinheiro público naquele período. “Nós criamos uma solução baseada nas necessidades dos setores. Além disso, conseguimos aliar segurança e praticidade, disse o diretor da oriel Tecnologia, Oriel Rocha.

O SIGED surpreendeu os organizadores do Prêmio pela eficiência do sistema nos mais variados setores. Todo o acesso pode ser feito pela Internet. O Sistema é tão ágil que em apenas 7 segundos é possível encontrar um documento, independentemente da origem do mesmo, pois em um único ambiente é possível achar os mais variados documentos, pois estes são arquivados com nomenclaturas diferenciadas de acordo com a organização do setor.

Trata-se de um projeto que padroniza a Gestão de Documentos com plataforma 100% Web e que reduz em até 60% dos custos com o processo de arquivamento de informações arquivadas no suporte de papel.
A Secretaria Coordenadora de Planejamento Gestão e Finanças do Governo de Alagoas foi a primeira do Estado a implantar o SIGED, com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão e dá celeridade aos processos da máquina administrativa. Hoje, a solução é utilizada com sucesso no ITEC, na Secretaria Executiva de Fazenda, Junta Comercial, Secretaria de Comunicação, Casal, Ipaseal, SEARHP, SEINFRA, Junta Médica, Comissão de Licitação e vários outros.

Com essa nova ferramenta, não apenas os usuários do Sistema Integrado serão beneficiados, mas também o meio ambiente que vai deixar de perder suas árvores para extração de celulose, necessária para produção do papel. Para cada tonelada é preciso derrubar entre 16 a 30 árvores.

Fonte: Wedja Santos (Assessoria)

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