Acompanhar as atividades de um empresário alagoano ao longo de um dia. Com este objetivo, a Junior Achievement Alagoas irá realizar amanhã, dia 21, mais uma etapa do projeto Empresário-Sombra Por um Dia, que contará com a participação de estudantes de ensino médio da rede pública de ensino e de alguns empreendedores alagoanos.
Para esta etapa, as empresas selecionadas foram a Six Propaganda e o Pajuçara Sistema de Comunicação, além da Junior Achievement Alagoas, cuja presidente – Solange Syllos –, estará proferindo palestra sobre E-learning como instrumento na educação corporativa, III Congresso Alagoano de Gestão de Pessoas, que acontece no Centro Cultural e de Exposições de Maceió.
Na ocasião, Solange estará sendo acompanhada pela Sombra Isabella Dantas. Segundo ela, a intenção é plantar uma semente e passar informações das vantagens que a “sala virtual” acarreta para a empresa. “Vamos demonstrar o case Zampieri, pois estamos com a equipe de liderança participando de fóruns, debates e interações virtuais, com participação efetiva e bastante rica, demonstrando que as empresas de pequeno e médio porte não precisam ficar fora desse universo”, ressalta.
Segundo a diretora executiva da Junior Achievement Alagoas, Junara Camargo, ao longo do dia, a rotina do empresário não deverá mudar, uma vez que o Sombra deve ter uma noção bastante real do dia-a-dia de um executivo. “O objetivo é fazer com que esses jovens tenham uma visão realista do mundo do trabalho e compreendam de que maneira os conhecimentos adquiridos em sala de aula podem ser aplicados na sua carreira”, acrescenta.
Para o diretor de Atendimento da Six Propaganda, Paulo de Tarso (que também será acompanhado por um Sombra), o programa é uma oportunidade para os estudantes estabelecerem um parâmetro real entre a parte didática e a verdadeira realidade do mercado de trabalho. “Eles podem melhor definir o que fazer profissionalmente de forma mais segura e amadurecida”, esclarece.
A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios do mundo. Criada nos Estados Unidos, em 1919, está presente em 112 países, beneficiando mais de 6,5 milhões de jovens todos os anos, inclusive no Brasil, onde atua em todos os estados, atendendo cerca de 700 mil pessoas. Em Alagoas, está em atividade desde 2005, capacitando, desde então, mais de 1.500 jovens.
Instituição sem fins lucrativos, a Junior Achievement tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal e proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios. Para isso, promove uma série de programas educacionais voltados para o gerenciamento econômico e experiências no sistema de livre iniciativa.