O governo de Alagoas, por meio da Secretaria Executiva de Agricultura, desencadeia no próximo dia 1º de outubro a campanha de vacinação do rebanho de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa.
O lançamento oficial, porém, ocorre no dia 4, na sede da secretaria, com a presença do governador Luís Abílio, o secretário executivo Kléber Torres; representantes do Ministério da Agricultura, Federação da Agricultura e produtores rurais.
“A campanha ocorre do dia 1º ao dia 31 de outubro e a pretensão do governo é vacinar 100% do rebanho, o que significa 1 milhão de cabeças de bovinos e bubalinos”, informa o diretor-presidente da Agência de Defesa de Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Hibernon Cavalcante.
De acordo com o diretor, o Estado tem que atingir o mínimo de 80% de animais vacinados, percentual exigido pelo Ministério da Agricultura. “Ano passado Alagoas superou essa exigência, ao conseguir o índice de cobertura vacinal em mais de 90% do rebanho. Mas nossa meta é atingir os 100%”, ressaltou Cavalcante.
Um dos diferenciais da campanha, acrescenta Cavalcante, é que o governo de Alagoas, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Federação da Agricultura e prefeituras municipais, doará 150 mil doses de vacinas a agricultores familiares, assentados, comunidades indígenas e quilombolas que tenham até 10 animais.
“O que é importante ressaltar ainda é que Alagoas há sete anos não registra nenhum caso de febre aftosa, graças ao empenho e à determinação da secretaria”, completa o técnico.
Declaração
Hibernon Cavalcante alerta que é fundamental que, após o processo de vacinação dos animais, o produtor rural recolha o “Documento Legal de Vacinação”, com o preenchimento da sua declaração. Para isso, a secretaria disponibilizará um técnico nas lojas de distribuição e de revenda de vacinas para orientar o produtor rural sobre a importância da declaração, além da distribuição de material explicativo. “A declaração do produtor também é uma exigência do Ministério”, completa.
Sobre a divulgação em massa da campanha de vacinação, Hibernon Cavalcante informou que o governo de Alagoas está preparando farto material de divulgação, com faixas, cartazes, vídeos, TVs, rádios, impressos, folders, e reunião com lideranças e produtores rurais em todo o Estado.
Em relação à Agência de Defesa de Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), da qual é o diretor, Hibernon ressaltou que o órgão já recebeu recentemente um importante instrumento que dará agilidade e qualidade no trânsito das informações. Trata-se de um moderno software, investimento feito com recursos próprios do Governo de Alagoas na ordem de R$ 97 mil e 500 reais. “Conseguimos o melhor equipamento que existe atualmente no mercado, o que será fundamental para que atinjamos o objetivo de uma comunicação de qualidade e com agilidade”, destaca o diretor da Adeal.
O órgão era uma das exigências do governo federal para que o Estado possa mudar de classificação em relação à zona de risco da aftosa e que foi implantada pelo governo de Alagoas.
O governo está investindo ainda, com recursos da ordem de R$ 200 mil reais, na compra de 25 computadores que irão equipar a Adeal e os outros escritórios espalhados por todo o Estado. “Outra boa notícia é que na estruturação da Adeal estão sendo implantados novos equipamentos e Internet de banda larga que interligaremos com inicialmente 18 escritórios no Estado”.