Milena da Silva Santos tem apenas sete anos, mas consciência de gente grande e responsabilidade com o futuro. Cursando a primeira série do ensino fundamental, ela defende a importância da preservação do meio ambiente e consequentemente, do ser humano. Esta manhã ela esteve no Instituto de Meio Ambiente (IMA) participando de uma série de atividades voltadas ao Dia da Árvore.
Atenta às explicações da equipe de técnicos do IMA, ela procurava aprender formas de cuidar ainda mais do seu ambiente. “As lições que estou aprendendo são importantes para vida toda. Cuidar das nossas árvores é tão importante quanto dos seres humanos. A partir de agora vou cuidar mais das plantas e árvores do meu bairro”, disse ela.
Os ensinamentos adquiridos por Milena e mais uma dezena de crinaças, que participaram de atividade de educação ambiental no dia de hoje, são cada vez mais necessários, visto que a população de Maceió ainda apresenta um alto nível de desinteresse por questões ambientais. Uma prova disto é o déficit de árvores de Maceió.
O índice ideal de área verde é de 12 metros quadrados por habitante e Maceió possui apenas 3 metros. Para tentar solucionar o problema, uma série de ações tem sido realizadas pelo IMA e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sempma) na tentativa de contribuir com a qualidade de vida da população.
O Secretário da Sempma, Ricardo Ramalho, explica que cerca de 50 mil mudas já foram plantadas Maceió, do ano passado até agora, sendo que quatro mil foram plantadas na Semana de Meio Ambiente. Hoje pela manhã, uma equipe da Secretaria esteve no conjunto Carminha, no Benedito Bentes – local escolhido para abrir as comemorações do Dia da Árvore – para plantar 2500 mudas.
“Além do plantio das mudas no conjunto Carminha, estaremos distribuindo árvores em postos de combustívesis parceiros e alguns supermercados. O objetivo é intensificar o plantio e difundir a consciência ambiental na população de Maceió”, explicou Ramalho. A meta para o próximo ano é plantar 100 mil mudas de plantas em toda a cidade.
Milena, nossa personagem, tem agora motivos para comemorar. Moradora do conjunto Carminha, ela terá oportunidade de crescer sob a sombra das árvores plantadas hoje e colocar em prática as lições de preservação que aprendeu.