O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Inserção e Assistência Social (Seias), inaugura amanhã, às 9h, a Casa-Lar Noélia Lessa, em Cruz das Almas. A instituição vai abrigar adolescentes de 12 a 18 anos em situação de risco social assistidos atualmente pelo Complexo Educacional Humberto Mendes, que será desativado. A solenidade será presidida pelo governador Luis Abílio e pela secretária executiva de Inserção e Assistência Social, Josilene Lira.
A iniciativa do Governo atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público Estadual em julho deste ano, e que prevê a formulação e execução de políticas públicas sociais destinadas a crianças e adolescentes.
A nova instituição está dotada de estrutura física, humana e material, e vai funcionar nos termos exigidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)."A casa tem estrutura de lar, dispõe de pessoas capacitadas para desenvolver atividades de integração social, o que garantirá uma melhor qualidade de vida aos adolescentes, fortalecendo o resgate da cidadania", diz a secretária executiva de Inserção e Assistência Social, Josilene Lira.
A Casa-Lar tem capacidade para abrigar até 50 adolescentes e receberá, inicialmente, 23. O local é de fácil acesso, o que viabilizará o convívio social. A Casa-Lar Noélia Lessa está situada na Rua Marechal Mascarenhas de Morais, 448 – Cruz das Almas.