Simpósio Municipal de DST/Aids traz especialistas nacionais a Maceió

Maceió estará sediando, de 18 a 20 deste mês, no auditório do hotel Ritz Lagoa da Anta, o II Simpósio Municipal de DST/Aids. A iniciativa, do Programa Municipal de Prevenção e Controle das DST/Aids, tem como objetivo instrumentalizar os profissionais da rede básica de saúde do município para descentralizar a assistência nessa área. As inscrições estão sendo feitas – com a entrega de uma lata de leite Ninho – na sala do Programa, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“Teremos 230 profissionais debatendo com alguns dos melhores especialistas do país o atendimento adequado às DSTs e Aids na rede básica de saúde de Maceió, para que possamos avançar ainda mais no controle dessas doenças em nível local”, afirma a assistente social do Programa Municipal, Tereza Carvalho.

Entre os temas a serem abordados por especialistas de Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, estão “Uma abordagem sindrômica das DSTs”; “HIV/AIDS” – diagnóstico, tratamento, alterações ginecológicas e dermatológicas mais freqüentes e assistência farmacêutica; “Avanços no diagnóstico e tratamento”; “Aids na Terceira Idade – Idade não traz imunidade”; “Os desafios no atendimento de DST/Aids no SUS”; “Adesão e Aids – experiência num hospital de referência”; “HIV, mulheres e crianças”; e “Manifestações bucais de DST/Aids”, entre outros.

Um dos mais conceituados profissionais da área, o urologista e terapeuta sexual Celso Marzano, da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana, sediada em São Paulo, apresentará aos participantes, na conferência de abertura – às 19h30, no dia 18 – o tema “Sexualidade Saudável numa Abordagem Clínica”. No dia seguinte, o especialista terá como atividade uma palestra, às 14h50, onde falará sobre “Sexualidade, Disfunção Erétil e Comportamento de Risco. Logo depois, às 16h, Marzano fará, no Sesc Guaxuma, um trabalho direcionado com adolescentes de 21 escolas públicas que integram os Núcleos de Adolescentes Promotores de Saúde.

No último dia de Simpósio, o evento terá a tarde dedicada à realização de mini-cursos, destinadas, principalmente, aos odontologistas da Secretaria Municipal de Saúde. Neles, serão aplicados conhecimentos sobre “Lesões Pré-malignas em Odontologia”; “HIV e Co-infecções – em Aids Pediátrico, Tuberculose e Hepatites B e C”; além da “Oficina de Aconselhamento, Adesão e Revelação Diagnóstica”.

Veja Mais

Deixe um comentário