Mais de 4,5 mil alunos da rede pública participam de cursos do Inepro

Com a realização de diversos cursos nas áreas de informática, primeiro emprego, vendas, telemarketing e atendimento em hotelaria, o Inepro (Instituto de Educação Profissional de Alagoas) atendeu este ano a mais de 4,5 mil alunos da rede pública. Em dezembro, o instituto pretende inaugurar os dois primeiros Centros Profissionalizantes, que estão sendo construídos em Maceió e Coruripe.

Criado no atual governo, o Inepro aposta na educação profissional de jovens estudantes da faixa de 16 a 24 anos, seu principal público-alvo. Na programação, estão previstos para o final deste mês uma nova rodada de cursos, incluindo os de camareira, vendas e atendimento ao turismo. As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira.

Os três cursos contam com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e são destinados a estudantes da rede pública que estejam cursando ou concluído o ensino médio. No total, são oferecidas 66 vagas para os horários da manhã e noite.

Em dezembro o instituto irá promover, em caráter pioneiro, o curso de garçom por meio do projeto Escola-Fábrica. “Nesse curso, o estudante terá aulas práticas nos seus futuros locais de trabalho, que são em hotéis e restaurantes”, afirmou a presidente do Inepro, Tereza Kelly Carneiro, acrescentando que os participantes receberão uma bolsa de meio salário mínimo. O treinamento é fruto de uma parceria com o Sindicato dos Bares, Hotéis e Restaurantes.

Para ampliar o atendimento, serão implantados em Maceió e Coruripe Centros Profissionalizantes, que estão sendo construídos com recursos do governo federal. Segundo Tereza Kelly, os centros serão inaugurados até o final do ano, quando o Inepro passará a promover cursos técnicos e tecnológicos. Na capital, a unidade está sendo construída no bairro da Santa Lúcia.

“Decidimos implantar o segundo centro na cidade de Coruripe em função da parceria firmada com o município, que doou o terreno e equipamentos”, explicou a presidente do instituto, acrescentando que a unidade vai atender os 11 municípios daquela região com cursos de gestão em pequenos negócios e de design voltado para artesanato, lazer e desenvolvimento social.

Conferência

Para discutir as diretrizes da política do setor, será realizada de 4 a 9 de novembro, em Brasília, a I Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. O tema do evento é a educação profissional como estratégia para o desenvolvimento e inclusão social.

“Vamos discutir também a questão das fontes de financiamento e as estratégias operacionais”, disse a presidente do Inepro, lembrando que Alagoas é o representante do Nordeste no Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Educação Profissional, ficando responsável pela realização das conferências na região.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário