Produção de biscoitos e bolachas de Maragogi será estruturada

Os biscoitos e bolachas de Maragogi já são conhecidos não só no Estado de Alagoas, mas também nos vizinhos, como Pernambuco, sendo inclusive considerados parte das atrações turísticas daquela região.

Apostando nesse potencial, o Banco do Nordeste está realizando um movimento de estruturação dessa cadeia produtiva, que inclui a mobilização de parcerias. Como parte desse esforço, estarão reunidos no próximo dia 29, a partir das 9h, na sede da Ahmaja (Associação dos Hotéis e Pousadas de Maragogi e Japaratinga), representantes do BNB, Sebrae, Senai, Prefeitura de Maragogi, Iemar (Incubadora de Empresas de Maragogi) e os fabricantes dos biscoitos e bolachas.

“O objetivo é discutir os principais entraves à produção e comercialização e buscar soluções junto aos parceiros presentes com vistas à estruturação dessa atividade”, informa a agente de desenvolvimento do BNB, Francisca Lílian Rodrigues.

Segundo Lílian, há atualmente sete a oito empresas formais que fabricam os biscoitos e as bolachas, além dos produtores informais. “Despertamos para a importância dessa atividade naquela região, que gera cerca de 150 empregos diretos, sem falar nos vendedores ambulantes e nos fabricantes informais. Visitamos essas empresas e vimos o potencial que o produto tem e que ainda não está sendo explorado. Eles têm boa aceitação em Recife e os turistas que vão a Maragogi já sabem dos biscoitos e bolachas e procuram onde comprá-los. Virou marca do município, atração turística”, destaca.

Crédito, capacitação e marketing

O Banco do Nordeste vai oferecer suas linhas de crédito, principalmente as voltadas para capital de giro e, no caso dos fabricantes informais, propor o apoio do Crediamigo (Programa de Microcrédito Orientado do BNB).

“O Senai já sinalizou que pretende fazer um trabalho com os fabricantes no âmbito do Programa Alimentos Seguros (PAS), que visa aumentar a segurança dos alimentos produzidos, melhorando sua qualidade, atuando também no aumento da competitividade das empresas e indústrias produtoras, visando até a inserção no mercado externo”, disse a agente de desenvolvimento do BNB.

Além disso, outras ações previstas são a padronização das barracas que vendem os biscoitos e as bolachas nas estradas e um plano de marketing que inclui a inserção do produto para venda nos hotéis e pousadas da região.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário