Funcred é parceiro do Guia no II Festival de Inhame de Paulo Jacinto

O Grupo de Impulsão de Projetos de Agronegócios do Vale do Paraíba (Guia), em parceria com o Fundo de Microcrédito do governo do Estado (Funcred), Banco do Nordeste e prefeituras dos municípios que compõem a micro região do Vale do Paraíba, promove no próximo sábado, dia 2 de dezembro, o Segundo Festival do Inhame – etapa Paulo Jacinto. A realização do evento coincide com as comemorações da Emancipação Política do município.

Segundo informou o presidente do Guia, José Galba Rocha, o objetivo do festival é divulgar novas tecnologias para a cultura do inhame, promover o lançamento da II Campanha de Convivência com o Casca Preta (nematóide) e divulgar a culinária à base do tubérculo, inclusive com a publicação de um livro organizado pela agrônoma Liduína Maria Calheiros de Alencar com 50 receitas de Edna Rodrigues Guimarães.

O festival terá início às 15hs, na praça central de Paulo Jacinto e constará de estande para divulgação da Coopevale (Cooperativa Regional dos Pequenos Agricultores Rurais do Vale do Paraíba), que está em processo de formação; exposição de artesanato local, concurso para escolha do inhame mais bem formado e o mais pesado; além de estandes com exposição de todos os parceiros e apresentação de grupos folclóricos.

Emancipação

De acordo com informações de Galba, a programação da Prefeitura de Paulo Jacinto, em comemoração ao aniversário da cidade começará às 8hs, quando o prefeito Marcos Antônio de Almeida (Marcos Lisboa), junto com outras autoridades estará inaugurando várias obras, entre elas, uma ponte na comunidade Barro Preto, um laboratório de informática; saneamento básico do povoado Vila São Francisco; o dessalinizador da comunidade Fernandes e uma quadra de esportes. As atividades serão encerradas com um grande show, partir das 21hs.

O festival faz parte das atividades de apoio à comercialização do inhame, contempladas no convênio firmado entre o Funcred e o Guia, uma organização não-governamental, que tem como linha de atuação desenvolver um sistema de produção, beneficiamento e comercialização para a atividade de cultivo do inhame na região do Vale do Paraíba. Além de Paulo Jacinto, fazem parte da região os municípios de Viçosa, Cajueiro, Chã Preta, Mar Vermelho, Quebrangulo e Pindoba.

“O apoio que estamos dando é uma demonstração de que o governo do Estado acredita nesse projeto para a geração de emprego e renda nos municípios da região do Vale do Paraíba”, destacou a secretária gestora do Funcred, Genilda Leão, que estará presente nas atividades.

Para Genilda, o festival tem se apresentado com uma eficaz estratégia de ação coletiva e integradora para a consolidação da cultura do inhame na região, com vistas ao desenvolvimento sustentável da comunidade local.

Cerca de 500 pequenos agricultores que vivem da cultura de inhame nos sete municípios são beneficiados com recursos do governo do Estado, repassados pelo Funcred, destinados à capacitação, implantação de quatro unidades demonstrativas, divulgação de novos modos de consumo do tubérculo, promoção do associativismo e cooperativismo, além de beneficiamento da produção a fim de agregar valor para a melhoria da comercialização.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário