Como forma de sempre manter o condicionamento físico dos guarda-vidas (GVs) que atuam nas praias mais movimentadas da capital alagoana e de toda a região metropolitana, o Grupamento de Salvamento Aquático realiza mensalmente uma formatura geral com o intuito de reunir a tropa e realizar atividades físicas em grupo.
Com a proximidade do carnaval, o treinamento realizado hoje pelo grupamento focou esse período que reúne um grande número de pessoas nas praias e tem uma maior incidência de afogamentos. Em 2014, no período do carnaval, do dia 28 de fevereiro (sexta-feira) ao dia 05 de março (quarta-feira de cinzas), foram atendidas pelas equipes de GVs em Maceió e região metropolitana, seis vítimas de afogamentos.
No treinamento, os guarda-vidas nadaram da praia em frente ao GSA até o Cais da Braskem, fizeram técnicas de pranchão, nado reboque, soltura e retorno por baixo da ponte. Além disso, foram passadas orientações sobre as particularidades do serviço nessa época agitada.
Participaram da formatura o comandante Geral do CBMAL, Coronel BM Adriano Amaral, o comandante operacional de bombeiros da região metropolitana, tenente coronel Walfrânio Bispo, o comandante do GSA, tenente coronel Reinaldo Moura, do Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização, além da presença do efetivo da Força Nacional que reforçará a operação carnaval nos serviços de praia.