A Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc) divulgou o resultado final da primeira etapa de revisão cadastral das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). Em Alagoas, das 13.441 famílias, que precisavam realizar o recadastro em 2014, 3.592 deixaram de atualizar seus dados dentro dos prazos estabelecidos.
As famílias que não conseguiram atualizar seu cadastro tiveram seus benefícios bloqueados temporariamente em fevereiro. Entretanto, elas terão uma nova oportunidade para evitar seu cancelamento. Basta procurar a coordenação municipal do Programa, até o dia 20 de março, para reverter o bloqueio. Após essa data, as famílias que não atualizarem suas informações terão os benefícios cancelados.
Por outro lado, as famílias que atualizaram seus cadastros, mas que não permanecem no perfil estabelecido para o programa (renda per capta de até R$ 154,00) terão o benefício cancelado, mas devem fazer a revisão do cadastro para garantir o acesso a outros programas sociais.
A revisão cadastral é um procedimento rotineiro do Bolsa Família no qual a família atualiza seus dados a cada dois anos. O objetivo é verificar se os beneficiários ainda atendem às regras do programa, garantindo que as informações cadastrais estejam sempre de acordo com a realidade.
A coordenadora do Programa Bolsa Família, da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Maria José Cardoso, salienta que a atualização é importante inclusive para promover o acesso a outros benefícios.
“O Cadastro Único é a porta de entrada para diversos programas sociais e os dados atualizados das famílias servem para facilitar o acesso aos diversos programas . Mesmo que a família não tenha mais perfil para receber o ‘bolsa’, ela deve atualizar as informações no CadÚnico, para poder ter acesso a outros benefícios, tais como: Tarifa Social na Energia Elétrica, Programa do Leite, Programa Cisternas, taxa de inserção de concursos públicos dentre outros”, explicou a coordenadora.
Os municípios de Batalha, Campestre, Campo Grande, Carneiros, Mar Vermelho, Maravilha e Olho D’água Grande, conseguiram atualizar os cadastros de todas as famílias beneficiadas apontadas em 2014. Em Maceió, mais de 1 mil famílias ainda estão com pendência nos cadastros devendo procurar a coordenação municipal.