Vereadores aprovam projeto que regulamenta gratuidade no transporte público para deficientes

Ascom CâmaraVereadores aprovam projeto que regulamenta gratuidade no transporte público para deficientes

Vereadores aprovam projeto que regulamenta gratuidade no transporte público para deficientes

Os vereadores de Maceió aprovaram a regulamentação da gratuidade nos ônibus urbanos da Capital para portadores de deficiência ou de doenças incapacitantes e também Projeto de Lei que fixa e divulgação da lista de espera para vagas nas creches, tanto na Secretaria Municipal de Educação, quanto na internet.

Com a aprovação da mensagem enviada pelo Executivo, os portadores de deficiência física ou doenças incapacitantes inscritos no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) têm regulamentado o seu direito de andar de graça nos coletivos. A mensagem enviada pelo Executivo à Casa justifica a medida como uma forma de "amenizar e reduzir as imensas barreiras enfrentadas por essas pessoas, de maneira que usufruam do mais básico direito assegurado constitucionalmente, dentre os quais o de ir e vir".

“Diante de uma iniciativa de caráter social e de um alcance importante como esta matéria, o Legislativo Municipal não poderia colocar obstáculos, nem se opor. Com isso, a Câmara cumpre o seu papel”, destaca o presidente da Casa, vereador Kelmann Vieira (PMDB).

As duas matérias foram aprovadas em segunda discussão e agora seguem para sanção do prefeito Rui Palmeira (PSDB).

Além disso, na sessão ordinária, os parlamentares aprovaram ainda seis requerimentos e duas indicações.

MEIA ENTRADA – Na ordem do Dia, os vereadores também derrubaram o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) e autorizaram que Projeto de Lei de autoria do vereador Wilson Jr. (PDT) possa seguir com sua tramitação, sendo enviado às demais Comissões Permanentes para avaliação.

O PL estipula a meia entrada para professores das redes públicas e privadas de Maceió em estabelecimentos de cultura e lazer e recebeu parecer desfavorável na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final. “Cumprindo o que determina o Regimento Interno, que foi alterado no ano passado, o Plenário agora tem o poder de decidir pela tramitação de alguma matéria, mesmo que ela tenha recebido algum parecer contrário nas comissões. A mudança no regimento foi pelo fim do caráter terminativo da CCj”, esclareceu o presidente.

LÍDER – Nos trabalhos em Plenário desta terça-feira, o vereador Dudu Ronalsa (PSDB) usou a Tribuna para demonstrar preocupação com notícia veiculada na Imprensa sobre a possível saída do vereador Eduardo Canuto (PV) da liderança do governo na Câmara. O pronunciamento recebeu diversos apartes dos demais parlamentares que expressaram solidariedade ao líder e elogiaram o desempenho do vereador na função que exerce. “Como líder do governo, o senhor não distingue situação e oposição e sempre busca o entendimento com todos, esclarecendo, informando e tirando dúvidas quando de alguma matéria enviada pelo Executivo, o que demonstra a sua capacidade de liderança”, afirmou Dudu Ronalsa sobre a atuação de Canuto.

Ao final dos apartes, o líder do governo usou a palavra para reafirmar seu comprometimento com o atual projeto da Prefeitura de Maceió, afirmando que se mantém na liderança do governo e que não houve qualquer intenção em deixar a função.

Fonte: Ascom Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário