Na reta final do prazo, Receita ainda espera 131 mil declarações do IRPF em Alagoas

A 14 dias do encerramento do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física deste ano, cerca de 131 mil alagoanos ainda não enviaram o documento à Receita Federal. Desde a abertura do prazo, 2 de março, até as 8 horas desta quinta-feira, 16, a Receita acusou o recebimento de 89 mil declarações em todo o estado de Alagoas. No mesmo período do ano passado, foram entregues 85 mil declarações. 

Quem deixar para prestar contas com o fisco federal após as 24 horas do dia 30 de abril, data final, estará sujeito a uma multa que varia 1 a 20% do imposto devido. Vale ressaltar que, mesmo que não seja apurado imposto a pagar, ainda assim o contribuinte pagará uma multa mínima de R$ 165,74.

Orientação

A Receita está preparada para receber grandes volumes de declarações nos últimos dias do prazo, mas é sempre bom lembrar que imprevistos, como queda de energia, problemas com provedores de internet, entre outros, podem acontecer e atrapalhar quem deixa para entregar sua declaração na “última hora”. Por isso, a Receita recomenda que o contribuinte não deixe a sua prestação de contas com o fisco para quando o prazo já estiver encerrando.

Apoio

Para facilitar ainda mais a vida do contribuinte, nessa reta final, 25 alunos do curso de Ciências Contábeis do Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac) foram capacitados pela Receita Federal para ajudarem no preenchimento da declaração. Esses alunos estão recebendo os contribuintes do IR no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF, instalado no prédio da Ouvidoria da Cesmac, Rua Cônego Machado, 918, Farol.

O contribuinte também pode tirar suas dúvidas diretamente no endereço eletrônicohttp://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2015/default.htm ou, ainda pelo telefone 146.

Veja Mais

Deixe um comentário