A coronela Valdenize Ferreira, integrante do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência da Polícia Militar de Alagoas (ProerdL), destacou nesta terça-feira (14), durante a abertura da “Semana de Prevenção e Combate ao uso das Drogas”, a importância de se levar aos jovens informações sobre os malefícios causados pelo consumo de entorpecentes. A ação está sendo promovida por meio do Projeto Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
“É fundamental ter conhecimento sobre todos os efeitos negativos que as drogas podem trazer, tanto para a vida do usuário quanto para os seus familiares”, afirmou a coronela. Na primeira palestra participaram cerca de 400 alunos do 6º ao 9º ano da Escola Gilvânia Ataíde, no bairro Santa Lúcia, em Maceió.
A “Semana de Prevenção e Combate ao uso das Drogas” é uma parceria da Esmal e a Polícia Militar de Alagoas. Até a próxima sexta-feira (17), centenas de estudantes, de diferentes instituições de ensino, receberão orientações sobre como se prevenir dos malefícios causados pelas drogas.
De acordo com o juiz André Avancini, coordenador do PCJE, as palestras ajudam a estreitar os laços entre comunidade e Poder Judiciário. “Buscamos levar cidadania por meio da informação, contribuindo para uma melhor formação dos alunos”.
A estudante Bruna Daiane, do 7º ano, disse ter ficado interessada em saber mais sobre o assunto e assistiu a palestra. “Aprendemos o quanto a droga pode destruir a vida de cada jovem”, declarou.
Segundo Edma Sotero, diretora adjunta da Escola Gilvânia Ataíde, o uso de drogas vem preocupando pais e diretores de escolas de Maceió. “Ficamos muito felizes com a aproximação do Judiciário com a comunidade. Tenho certeza de que esse conhecimento vai melhorar a visão que os adolescentes têm aqui na escola e em todos os lugares aonde elas forem”, destacou.
Cronograma
No dia 15, às 14h, é a vez de pelo menos 100 alunos da Escola Estadual Dom Adelmo Machado, localizada na rua de mesmo nome, no bairro Vergel do Lago, receberem as orientações sobre o tema por meio do agente da Polícia Federal Keginaldo Paiva.
Já no dia 16, às 14h, a coronela Valdenize Ferreira ministra palestra para cerca de 150 estudantes da Escola Estadual Maria Ivone Santos de Oliveira, situada no Conjunto Cidade Universitária, no bairro Tabuleiro do Martins. Na ocasião, um grupo de adolescentes em reabilitação apresentará uma peça de teatro.
O calendário de prevenção e combate ao uso de drogas do PCJE termina no dia 17, às 10h, com palestra na Escola Estadual Capitão Álvaro Victor, localizada na Praça Tenente Aviador Moisés da Silva Filho, no bairro do Vergel.
O evento de encerramento será comandado pelo magistrado André Gêda Peixoto Melo e por Willian Leite, ex-dependente químico que realiza palestras de conscientização em escolas públicas. A estimativa é que 180 alunos marquem presença na atividade.