A seleção brasileira feminina de vôlei começou com vitória a fase final do Grand Prix. Nesta quarta-feira (22.07), no duelo de invictos, o Brasil venceu a China, de virada, por 3 sets a 1 (23/25, 25/20, 25/16 e 25/14), em 1h50 de jogo, no CenturyLink Center, em Omaha, nos Estados Unidos. Com o resultado, as brasileiras aumentaram a invencibilidade para 10 jogos e se tornaram a única equipe invicta nessa edição da competição.
O time verde e amarelo voltará à quadra às 17h (Horário de Brasília) desta quinta-feira (23.07) para enfrentar a Rússia. O SporTV transmitirá ao vivo.
A central Juciely brilhou na partida desta quarta-feira e deixou a quadra como a maior pontuadora, com 17 acertos (10 de ataque e sete de bloqueio). A ponteira Gabi, com 14 pontos, a oposto Monique, com 14, e a central Carol, com 12, também pontuaram bem pelo time verde e amarelo. A levantadora Dani Lins também se destacou com boas sequências de saque e terminou o confronto com quatro pontos neste fundamento. Pelo lado da China, as atacantes Zhang Changing e Liu foram os destaques, com 15 acertos.
A central Juciely elogiou a reação das brasileiras depois da derrota no primeiro set e garantiu que o grupo brasileiro já está com a atenção voltada para a Rússia.
“Fiquei feliz com a nossa vitória. Sabemos que cada partida na fase final é uma decisão. No primeiro set começamos bem e acabamos nos perdendo. Depois disso, colocamos a cabeça no lugar e conseguimos a virada na partida. Isso foi muito bom para a nossa confiança. Agora, já temos que pensar na Rússia. É importante mantermos o nosso ritmo para sairmos de quadra com mais um resultado positivo”, afirmou Juciely.
A levantadora Dani Lins comentou sobre a importância do saque no duelo contra a China.
“Demoramos um pouco para entrar na partida, mas a partir do segundo set impusemos nosso jogo e conseguimos a vitória. O nosso saque foi fundamental. Quando conseguimos sacar com precisão, o jogo ficou mais fácil para o nosso lado. Amanhã teremos mais um duelo difícil contra a Rússia e vamos enfrentar um estilo de jogo diferente, com bolas altas”, disse Dani Lins.
O treinador Paulo Coco fez uma análise da partida e gostou da forma que o grupo brasileiro reagiu após o primeiro set.
“Começamos a partida um pouco tensos. No entanto, fiquei feliz como nós terminamos o jogo. Estudamos uma equipe da China e, ontem na reunião preliminar, soubemos que eles tinham mudado algumas jogadoras. A China começou o jogo com um saque agressivo e muitas largadas e isso dificultou o nosso sistema de jogo. No entanto, conseguimos fazer a nossa partida, sacamos melhor, e saímos com a vitória”, explicou Paulo Coco.
O JOGO
O Brasil começou melhor e fez 4/1 com um bloqueio da central Juciely. A China cresceu de produção e encostou no marcador (7/6). Bem no saque, as chinesas empataram (9/9). A China abriu dois pontos e o treinador Paulo Coco pediu tempo (12/10). A China seguiu melhor e foi para o segundo tempo técnico, com três de vantagem (16/13). Bem nos contra-ataques, as brasileiras encostaram no marcador (21/19). A China segurou uma reação do time verde e amarelo no final da parcial e venceu o primeiro set por 25/23.
O Brasil voltou melhor para o segundo set e fez 6/3 com um lindo bloqueio da central Juciely. Se aproveitando de erro das chinesas, o time verde e amarelo abriu cinco pontos (13/8). Com dois aces seguidos da ponteira Gabi, o Brasil abriu sete pontos (18/11). A China conseguiu três pontos na sequência e encostou no marcador (18/14). O time verde e amarelo segurou a vantagem até o final e venceu a segunda parcial por 25/20.
Com um ace da oposto Monique, o Brasil fez 3/2 no início da terceira parcial. E também foi em uma boa sequência de saques da ponteira Monique, que a diferença no placar subiu para oito pontos (11/3). A China voltou a apresentar volume de jogo e encostou no marcador (12/8). O saque das brasileiras dificultava a recepção das chinesas e o time verde e amarelo abriu nove pontos (18/9). O Brasil dominou a parte final da parcial e venceu o terceiro set por 25/16.
A central Juciely conseguiu um bom ataque no início da quarta parcial e fez 8/4. O time verde e amarelo seguiu dominando as ações e, com um ace da ponteira Natália, fez 16/10. O Brasil não deu chances para a China até o final da parcial e fechou o set por 25/14 e o jogo por 3 sets a 1.
EQUIPES:
BRASIL: Dani Lins, Monique, Natália, Gabi, Juciely e Carol. Líbero – Sassá
Entraram: Roberta, Ivna, Léia e Suelle
Técnico – Paulo Coco
CHINA: Zhang, Zhang Xiaoya, Wang, Ding e Yan e Liu. Líbero – Chen
Entraram: Wang Na, Wang, Zheng Yixin e Zhang Yu
Técnico – AN Jiajie