Na manhã da última segunda-feira (24), a Justiça Eleitoral e a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) realizaram, no município de Igaci, sede da 45ª Zona Eleitoral, uma operação conjunta para combater a propaganda antecipada na região.
De acordo com os servidores da Justiça Eleitoral, carros adesivados fazendo alusão à possíveis candidatos nas próximas eleições municipais estavam circulando pela cidade há algum tempo. Alguns adesivos também foram encontrados em fachadas de residências.
“A Justiça Eleitoral, através da juíza eleitoral Marina Gurgel, já havia dado um prazo para que todas as propagandas fossem retiradas dos veículos e residências. Constatamos que diminuiu bastante a quantidade, mas ainda realizamos alguns flagrantes da prática irregular”, explicou o chefe de cartório da 45ª Zona, Tadeu Lages.
Em parceria com a PM/AL, fiscalizações em automóveis foram realizadas em diversos pontos do município. No momento da abordagem policial, servidores da Justiça Eleitoral entregaram panfletos aos motoristas, conscientizando sobre a prática irregular da propaganda antecipada.
A propaganda só é permitida a partir do dia 05 de julho do ano eleitoral, após o registro das candidaturas. Antes desta data, qualquer tipo de propaganda é considerada crime e caberá ao juiz eleitoral a autuação e possível penalização dos fatos.