Alguns benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ser requeridos pela internet (www.previdencia.gov.br) e pela Central de Atendimento 135, sem a necessidade de ir a uma agência da Previdência Social (APS), tais como o auxílio-doença, salário-maternidade e a pensão por morte. Assim os segurados podem fazer os pedidos mesmo com a paralisação dos servidores do Instituto.
Para o auxílio-doença, o segurado deve imprimir o requerimento gerado pelo sistema, através do site da Previdência, na coluna “serviços do INSS” em auxílio-doença e levá-lo à APS selecionada, no dia da realização da perícia médica.
Já a pensão por morte pode ser solicitada pela internet pelos dependentes do falecido que já recebia algum benefício do INSS, ou seja, estava aposentado ou de auxílio-doença.
Nos demais casos, o requerimento deve ser numa agência da Previdência Social, com agendamento pelo site ou através do telefone 135. O benefício de pensão por morte é pago aos dependentes do segurado do INSS que vier a falecer ou, em caso de desaparecimento, tiver sua morte presumida declarada judicialmente.
Outro benefício que pode ser requerido pela internet é o salário-maternidade para empregadas domésticas, contribuintes individuais e seguradas facultativas. As desempregadas só podem fazer o requerimento no INSS. Esse atendimento pode ser agendado no site da previdência ou pelo 135. As demais empregadas tem o benefício pago pela própria empresa, que deduzem o valor quando efetuam o recolhimento das contribuições previdenciárias devidas.
Agendamento – Os serviços e benefícios que são requeridos exclusivamente nas agências do INSS podem ser agendados através do 135 ou pelo site da Previdência. Para quem não for atendido em decorrência da greve, o INSS considerará a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, a partir de quando são gerados os efeitos financeiros nos benefícios. O horário de funcionamento da Central de Atendimento 135 é de 7h as 22h de segunda a sábado.