Diante de 46.915 torcedores – o maior público da Arena Grêmio em 2015 -, o São Paulo conseguiu uma vitória importante por 2 a 1, neste domingo, pela 25ª rodada do Brasileirão, e derrubou a invencibilidade do time “imortal” em casa pela competição.
Alexandre Pato finalmente balançou as redes contra o rival depois de cinco partidas em branco. Em contra-ataque aos 35 minutos do primeiro tempo, o camisa 11 recebeu de Carlinhos, tirou dois marcadores e bateu firme, sem chances de defesa para Bruno Grassi.
Dois minutos depois, Everton descontou, mas já era tarde para uma reação.
O duelo foi bastante truncado na primeira etapa, com o Grêmio tentando tomar a iniciativa, mas sem criar oportunidades claras. Já o São Paulo marcou no contra-golpe e atuou no segundo tempo deixando a bola para os comandados de Roger Carvalho.
s melhores chances, porém, apareceram com a equipe de Juan Carlos Osório, que volta a vencer fora de casa pelo Brasileirão após um mês – o último triunfo havia sido contra o Figueirense, 2 a 0, em 12 de agosto.
Já o Tricolor gaúcho estava invicto havia 11 partidas, somando o campeonato nacional e a Copa do Brasil. Na Arena, eram nove vitórias e três empates.
Desta forma, o São Paulo sobe para 41 pontos, na quinta colocação, e não deixa o Flamengo (que venceu a Chapecoense por 3 a 1) escapar. O clube rubro-negro, com a mesma pontuação, é o último no G-4 e tem uma vitória a mais – 13 a 12.
O Grêmio, por outro lado, estaciona nos 45 pontos, em terceiro, mas perde a chance de encostar no vice-líder Atlético-MG (49) e viu o Corinthians (54) disparar.
Na próxima rodada, quinta-feira, o São Paulo recebe a Chapecoense na provável volta de Rogério Ceni; o Grêmio tenta se recuperar contra o Atlético-PR fora, na quarta-feira.
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 1 X 2 SÃO PAULO
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 13 de setembro de 2015, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (Fifa-SC) e Carlos Berkenbrock (SC)
Público: 46.915
Renda: R$ 1.846.273,00
Cartões amarelos: Rafael Thyere, Walace, Edinho (Grêmio); Bruno, Matheus Reis, Michel Bastos (São Paulo)
GOLS:
GRÊMIO: Everton, aos 47 minutos do segundo tempo
SÃO PAULO: Alexandre Pato, aos 34 minutos do primeiro tempo, e Rogério, aos 45 minutos do segundo tempo
GRÊMIO: Bruno Grassi; Galhardo, Rafael Thyere, Erazo e Marcelo Oliveira; Edinho, Walace (Pedro Rocha), Giuliano e Douglas (Everton); Fernandinho (Bobô) e Luan
Técnico: Roger Machado
SÃO PAULO: Renan Ribeiro; Bruno, Rodrigo Caio, Lucão e Matheus Reis; Breno (Wesley), Thiago Mendes, Carlinhos (Rogério) e Paulo Henrique Ganso; Michel Bastos (Reinaldo) e Alexandre Pato
Técnico: Juan Carlos Osorio
Veja os lances: