A primeira academia ao ar livre de Maceió foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (28), nas proximidades do Corredor Vera Arruda, na orla de Jatiúca. De acordo com a Prefeitura, os equipamentos instalados são oriundos de uma parceria público-privada entre o órgão e um banco privado. O investimento é da ordem de R$ 200 mil realizados pelo banco que custeou a construção dos aparelhos.
De acordo com o prefeito Rui Palmeira (PSDB), qualquer pessoa poderá usufruir da estrutura que é pública e terá ainda a orientação de educadores físicos de uma faculdade particular. Para se cadastrar, basta levar um documento com foto, CPF e doar cinco garrafas pet para que seja feito um cadastro do usuário. “Ela funciona de segunda a sábado e as garrafas pet serão doadas para uma cooperativa de reciclagem, ou seja, a Prefeitura tem também uma preocupação com o meio ambiente”, informa Palmeira.
O equipamento instalado na praia é utilizado de maneira similar ao que existe em outras capitais brasileiras, como Recife e Rio de Janeiro. “A academia foi construída com aço inoxidável, então não há problemas quanto à maresia que tem bastante nessa região. Pretendemos levar essa ideia para outros bairros”, diz Palmeira.
A segurança do lugar será realizada por guardas municipais, mas o prefeito informa que o zelo maior é do maceioense. “A segurança terá apoio da Guarda Municipal, terá um funcionário noturno também, mas a população é fundamental para tomar conta desses equipamentos zelando por ele, de modo a preservar o investimento”, diz Palmeira.