Esta semana o mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) acontece no município de Igreja Nova. A partir de hoje (13/10) até sexta (16/10) as trabalhadoras rurais de projetos de assentamentos e agricultores familiares poderão tirar gratuitamente a primeira via da Carteira de Identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e da Carteira de Trabalho, além de se inscrever no CadÚnico do Governo Federal. Essa documentação permite o acesso as politicas públicas do Governo Federal, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Bolsa Família.
O evento será realizado na Escola Municipal de Educação Básica Manoel Pinheiro Falconeri. O horário de atendimento é da 8h00 às 16h00. Na oportunidade os trabalhadores rurais poderão participar de palestras e obter informações sobre o Cadastro Único, Bolsa Família e outros serviços e orientações sociais ligadas a Secretaria de Assistência Social. Poderão também esclarecer dúvidas no plantão sobre o BPC, carteira do idoso e se cadastrar no Pró Jovem.
Apesar de direcionado às mulheres do campo, o PNDTR também atende homens, jovens ou adultos trabalhadores do campo. A ação é executada pelo o MDA e o INCRA em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Instituto de Identificação do Estado de Alagoas. O mutirão também contará com participação da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Associação de Agricultores Familiares Remanescentes Quilombolas. Este ano o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural já atendeu mais de três mil pessoas em Alagoas e emitiu cerca de seis mil documentos.