Responsável pela recuperação e implantação da iluminação em áreas de convivência coletiva, a exemplo de campos, quadras e praças, além da implantação e troca de luminárias das ruas da cidade, a Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) Maceió chama atenção para uma prática criminosa que tem prejudicado a população, o furto de cabos.
Em menos de um mês, o Município sofreu quatro furto cabos, o que causou a interrupção e problemas de iluminação nos espaços, a exemplo do viaduto Ib Gatto Falcão, no bairro Poço, onde a Prefeitura recompôs projetores de luz e promoveu a recuperação de cabos de energia na extensão do elevado, e da Avenida Márcio Canuto, no Barro Duro, que teve, inclusive, a iluminação reestruturada recentemente.
O superintendente da Sima, Ib Brêda, se reuniu, nesta sexta-feira (16), com representantes da empresa contratada pelo Município para executar os serviços de iluminação para solicitar um levantamento do custo da prática criminosa para os cofres públicos. “O último furto aconteceu por volta das 23 horas dessa quinta-feira. É importante lembrar que quem custeia os serviços é a Prefeitura com recursos da população e que quando alguém se dispõe a cometer o crime está na verdade prejudicando a todos os cidadãos”, relatou.
Sobre a reunião, Brêda disse ainda que na pauta esteve a criação de alternativas para dificultar a ação dos criminosos. “Solicitamos que a empresa terceirizada fizesse o levantamento do quanto foi roubado e de quanto vai custar para criarmos meios de dificultar mais furtos, o que não se pode é deixar que esses furtos se tornem comuns e que a população continue sendo prejudicada”, reforçou.
Servidores da Sima procuraram a Polícia Civil para registrar as ocorrências.
Números da Sima
Mensalmente, a Prefeitura divulga o balanço com os números de ações registradas pela Sima. De acordo com o último levantamento, o Município fez 77.570 atendimentos à população, por meio do Disque Luz, no 0800 031 9055, trocou 24.877 luminárias e implantou ou reestruturou o parque de iluminação de 250 espaços de convivência coletiva, a exemplo de praças e áreas verdes. Os números se referem a janeiro de 2013, quando foi iniciada a atual gestão do Executivo, até o último mês de setembro.