Corinthians pode ser melhor campeão do Brasileirão com 20 times

Campeonato com pontos corridos começou com 24 equipes em 2003 e só mudou após três anos

Após vitória contra a Chapecoense, Corinthians volta a liderar o Brasileiro (Foto: MARIO ANGELO/SIGMAPRESS/GAZETA PRESS)

Sergio Barzaghi / Gazeta Press(Foto: Sergio Barzaghi / Gazeta Press)

(Foto: Sergio Barzaghi / Gazeta Press)

Com 11 pontos de vantagem na liderança, o Corinthians pode ser campeão brasileiro já neste fim de semana, com quatro rodadas de antecedência, se vencer o Coritiba e o vice-líder Atlético-Mg tropeçar contra o Figueirense. Mas, independente de quando a taça vier, o Timão ainda está de olho em mais um objetivo: bater o recorde de pontos da competição.

O time de Tite vem fazendo uma campanha irretocável, com apenas quatro derrotas até aqui. O Corinthians tem o melhor ataque, a melhor defesa, o maior saldo de gols e ainda é o time mais disciplinado da competição. Desde que o Brasileirão por pontos corridos passou a ter 20 times, a partir de 2006, a melhor campanha foi do Cruzeiro, no ano passado, quando os mineiros fizeram 80 pontos. Para o Timão superar a Raposa, tem que ganhar mais oito pontos em 15 ainda em disputa. Relembre as campanhas dos campeões.

Bicampeão no ano passado, o Cruzeiro foi avassalador. A campanha, melhor até aqui no Brasileirão com 20 times, teve 70,2% de aproveitamento, com 80 pontos, 24 vitórias, oito empates e apenas seis derrotas.

Um ano antes, quando também levantou a taça, o Cruzeiro foi quase tão bom quanto em 2014. O time celeste venceu 23 jogos, empatou sete e perdeu oito, terminando a competição com 76 pontos e aproveitamento de 66,7%.

A campanha do Fluminense em 2012 foi parecida com as do bicampeonato cruzeirense. Os cariocas tiveram aproveitamento de 67% — 22 vitórias, 11 empates e cinco derrotas — e terminaram o Brasileirão com 77 pontos.

Com o mesmo técnico Tite, o Corinthians foi penta do Brasileirão em 2011 com uma campanha mais modesta e seguido de perto pelo vice-líder Vasco até a última rodada. Naquele ano, foram 71 pontos para o Timão em 21 vitórias, oito empates e nove derrotas, com aproveitamento de 62,28% dos pontos disputados.

Especialista em pontos corridos, Muricy Ramalho levou o Fluminense à conquista em 2010 com os mesmos 71 pontos do Corinthians de 2011. A diferença é que o Flu empatou mais, mas perdeu menos jogos. O aproveitamento de 62,28 contou com 20 vitórias, 11 empates e sete derrotas.

No último suspiro de bom futebol na carreira, Adriano liderou o Flamengo na arrancada de 2009 no Brasileirão. A companha do título do Rubro-Negro naquela temporada foi a pior entre os campeões desde o começo dos pontos corridos. Os cariocas somaram 67 pontos em 19 vitórias, dez empates e nove derrotas, que significa aproveitamento de 58,77%.

Veja Mais

Deixe um comentário