O governador Renan Filho transferiu, neste domingo, 15, a sede do Governo de Alagoas para o município de Marechal Deodoro, cidade berço natal do proclamador da República.
Brasileiros de todas as partes do país festejam no 15 de novembro a Proclamação da República, porém, em Alagoas, a data por si só tem uma carga de simbolismo ainda maior, justamente por ter presenteado o Brasil com aquele que ajudou o país a dar um novo passo em sua história.
Para o governador, é preciso que as raízes históricas não sejam esquecidas, sobretudo quando há exemplos a serem seguidos, como o de Manoel Deodoro da Fonseca, o Marechal Deodoro, que ajudou a modernizar o Brasil.
“Depois do Império ter cumprido seu papel e com o desgaste deste papel, de função, Marechal Deodoro proclamou e liderou a República, trazendo muitos avanços para o país. Trouxe a possibilidade do voto, transformou o povo brasileiro, verdadeiramente, em cidadão”, citou Renan Filho definindo como justa a homenagem no primeiro 15 de novembro de seu governo.
Logo após a passagem formal da sede de governo estadual para a cidade, o governador despachou no palácio municipal ao lado de seu secretariado e do prefeito Cristiano Matheus. Em outro sentido, Renan Filho entende que a tradição de transferir a sede de governo para a cidade, que foi a primeira capital alagoana coroa, sobretudo, a similaridade que o município tem com Alagoas.
Ele sempre pregou que Marechal Deodoro sintetiza o que Alagoas tem de melhor. As belezas naturais, o povo ordeiro e trabalhador, a pujança industrial – em virtude de seu polo industrial -, além da tradição histórico-cultural.
Encerrando sua passagem pela cidade berço de Deodoro, o governador visitou a casa da família que hoje abriga o Museu Deodoro da Fonseca. A transferência da sede de governo tem vigência apenas por um dia. A partir desta segunda-feira, 16, o governador Renan Filho volta a exercer suas funções de chefe do Executivo Estadual no Palácio República dos Palmares, Centro de Maceió.
Incentivo ao esporte
Percorrendo o casario histórico, a comitiva governamental foi convidada para participar da premiação da II Copa Sprint de Orientação e Inclusão Social. Crianças de 7 a 17 anos, que residem em áreas de grande vulnerabilidade social participaram da disputa.
Entusiasta do esporte, o governador Renan Filho pediu que as crianças não deixem de fazer do esporte uma prática saudável e contínua, e que é por ela que as amizades e as relações interpessoais são fortalecidas.
“O esporte modifica a vida das pessoas e sempre modifica para melhorar, continuem praticando esporte”, incentivou o governador.