A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentaram, nesta terça-feira (15), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), os resultados dos experimentos realizados com a cultura da soja em Alagoas em 2015.
A apresentação foi feita pelo pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Sérgio Procópio, a partir dos dados reunidos na unidade de pesquisa instalada uma área de 30 hectares no município de São Miguel dos Campos, de propriedade do empresário Edilson Maia.
No local, foram plantados 48 cultivares de soja. O pesquisador apontou as diferenças nos resultados com sementes resistentes a herbicidas e pragas, variações hídricas e debateu questões como a importância do nivelamento do solo para minimizar perdas na colheita.
Depois da palestra técnica, os integrantes da Comissão de Soja, que faz parte do Programa de Incentivo à Produção de Grãos executado pelo Governo do Estado, por meio da Seagri, debateram o planejamento de ações para o ano de 2016.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, a expectativa do Governo é de que haja um crescimento exponencial do plantio de soja em Alagoas.
“Em 2015, tivemos 400 hectares plantados com soja em Alagoas e, pelo interesse demonstrado pelos empresários, esperamos passar dos 2 mil hectares. Também devemos passar de uma unidade de pesquisa em 2015 para três em 2016, em Porto Calvo, Junqueiro e uma que ainda será definida. O Governo de Alagoas está apostando muito na cultura da soja, dentro da determinação do governador Renan Filho em diversificar a agricultura do Estado. Temos certeza de que esse plantio vai se desenvolver significativamente no próximo ano”, disse Vasconcelos.
Em 2015, foram produzidas 800 toneladas de soja em Alagoas, nos municípios de Porto Calvo, Campo Alegre, Junqueiro, Teotônio Vilela e São Miguel dos Campos. Parte da produção chegou a ser vendida para a Rússia, por valores que alcançaram R$ 98 a saca. As pesquisas da Embrapa e da Seagri em 2016 devem ter início entre os meses de abril e maio.
Programa de Grãos regional
No próximo ano, a Embrapa planeja implementar, nos estados da Bahia e Sergipe, um, Programa de Incentivo de Grãos semelhante ao que foi executado em Alagoas este ano. A informação foi confirmada nesta terça-feira, pelo chefe geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, com sede em Aracaju, Manoel Moacir Costa Macedo.
“Em Alagoas, a soja nos surpreendeu com produtividades iguais ou maiores do que em regiões tradicionais do Brasil. Então, nós estamos apresentando isso aos estados. Isso já está dentro da nossa programação, porque a produção de grãos significa a produção de alimentos, o que vai trazer para regiões menos favorecidas do Brasil condições de melhorar os índices sociais”, disse Macedo.
“Esse é um projeto novo e que está sendo incorporado por todas as organizações do Estado. Nossa função é apenas criar as oportunidades de pesquisa, mas nós não temos as ferramentas públicas. E ficamos muito satisfeitos em ouvir do secretário Álvaro Vasconcelos sua disponibilidade em capitanear isso”, afirmou o chefe geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros.