A briga entre Laércio e Ana Paula pode não ser resolvida após o paredão desta terça-feira, quando um dos dois for eliminado do “Big Brother Brasil 16”. Ainda que os emparedados tenham optado por uma trégua, a guerra fria entre eles permanece, e o pior pode estar por vir. Por conta de suas declarações — a mineira acusou o paranaense de pedofilia — ela tem grandes chances de perder a disputa no reality e ainda corre o risco de ser processada.
— Tudo me leva a crer que a Ana Paula o acusou desse crime debochando do fato de ele, com 53 anos, ter uma namorada, como confessou dentro da casa, de 19. Isso não é pedofilia. Mas ela pode responder por injúria. A pena é detenção de um a seis meses, ou pagamento de multa — explica a presidente da Comissão de Direito Penal da Ordem dos Advogados do Brasil (Rio de Janeiro), Fernanda Tórtima.
Ainda de acordo com a advogada, Laércio ou qualquer outra pessoa seria acusada do crime de pedofilia caso produzisse ou vendesse material pornográfico com criança de até 12 anos ou adolescente de até 17 anos. Além de manter relação sexual, consentida ou não, com jovem de até 14 anos.
Enquanto o jogo se desenrola dentro da casa, aqui fora a batalha ainda gera debates quentes e polêmicos nas redes sociais. Até gente famosa resolveu se posicionar. O apresentador Tiago Leifert foi um que criticou os argumentos de Ana Paula, por ela ter reclamado da forma como Laércio olha para as meninas no confinamento.
“Também acho assédio na rua nojento, só fico surpreso de alguém no ‘BBB’ reclamando de estar sendo observada. É irônico, sim”, disse Leifert no Twitter.
Paralelamente, grupos feministas têm se revoltado com a participação de Laércio no programa e feito campanha contra ele. O Feministas de 3/4 postou: “E esse cara é o retrato de muitos, muitos homens”. O movimento se basearia em posts supostamente publicados por ele no Facebook. Em um deles, Laércio teria postado a foto de uma menina e acabou acusado de pedófilo por um seguidor. Em resposta, ele se declarou, aos risos, efebófilo (preferência sexual por jovens de 13 anos a 17 anos).
No programa, ao mesmo tempo em que o design de tatuagens diz namorar uma menina de 19 anos, ele já afirmou ter também um relacionamento eventual com uma adolescente de 17.
Do mundo virtual para o real, as famílias dos emparedados se mantêm firmes em suas posições. Enquanto Cida Renault, irmã de Ana, diz estar preocupada, primeiramente, com o bem-estar da sister, Gerson de Moura, irmão de Laerte, critica.
— O que ela falou é injusto, uma acusação nojenta. Se ele sair, acho que vai procurar seus direitos.