Conhecido por oferecer aulas de educação ambiental a céu aberto, proporcionando a alunos de escolas das redes pública e privada de Alagoas o contato direto com a natureza, o barco-escola do Instituto do Meio Ambiente (IMA) reinicia suas atividades, na manhã desta terça-feira (16), como parte do projeto Navegando com o Meio Ambiente.
As atividades da terça-feira serão direcionadas aos alunos da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, com embarque previsto para 9h30. A aula dura cerca de 90 minutos e, durante todo o percurso, os participantes recebem informações sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita, Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), a fauna, a flora e os aspectos sociais do entorno.
Além do passeio educativo de amanhã, quatro aulas já estão agendadas para o mês de fevereiro. Entre as instituições que irão participar, estão a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a escola Milagre da Vida.
A bordo do catamarã, técnicos do Instituto especializados em diversas áreas – a equipe multidisciplinar conta com biólogos, geógrafos, assistente social e pilotos capacitados – apresentam a estudantes, associações comunitárias e outros segmentos da sociedade, aspectos da biodiversidade e os principais problemas existentes no CELMM.
As aulas começam na base descentralizada do IMA, na Ilha de Santa Rita, em Marechal Deodoro, e prosseguem com o embarque no catamarã. As atividades acontecem toda semana e podem ser agendadas com a técnica Juliana Costa, no número 99623-4585.
2015
Em 2015, o projeto recebeu mais de duas mil pessoas, de vinte municípios alagoanos. Criado no ano de 2009, cerca de 10 mil pessoas participaram do barco-escola. Os participantes têm entre 10 e 80 anos. No entanto, a maior parte do público atendido é composta por alunos do ensino médio de escolas da rede pública, estadual e municipais, com faixa etária que varia entre 13 a 19 anos.