Especialista explica que onda de calor provocou trovões e raios em Maceió

Raio derrubou árvores na BR-104

Reprodução/Trânsito MaceióRaio derrubou árvores na BR-104

Raio derrubou árvores na BR-104

Na tarde desta segunda-feira (15), a rápida mudança de tempo, os fortes trovões e a ocorrência de relâmpagos assustaram os maceioenses. O assunto se espalhou nas redes sociais, onde internautas registraram o fenômeno em vários bairros da capital.

Em entrevista ao Alagoas24Horas, o meteorologista Emanuel Teixeira, explicou que a incidência de raios e trovões nesta segunda-feira é normal e que , apesar as nuvens carregadas, não há previsão de chuvas fortes. “Estamos uma estação de forte calor e umidade. Isso faz com que as nuvens venham carregadas de eletricidade, o que provocam os relâmpagos e, consequentemente, os trovões. Isso é um fenômeno normal. Hoje o tempo deve continuar parcialmente nublado em grande parte do Litoral e Zona da Mata. As chuvas estão mais concentradas no Norte e Zona da Mata e pode chover a noite e pela madrugada, mas nada além do volume previsto”, explicou Teixeira.

Um relâmpago chegou a atingir a caixa d’água de um supermercado, localizado no Stella Maris, o que causou um grande susto em funcionários. O barulho forte pôde ser ouvido de diversas áreas, dos bairros da Jatiúca e Mangabeiras.

Queda de árvores

Reprodução/Rio Largo OrdinárioRaio derrubou árvores na BR-104

Raio derrubou árvores na BR-104

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou queda de árvores nesta tarde, devido as chuvas e raios. Cinco delas caíram no trecho entre o trevo do Tibúcio (no entroncamento da BR-101 com a BR-104) e o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, na BR-104, em Rio Largo. Há ainda informações de queda de árvores também na BR-104, próximo a Murici.

Na rodovia BR-104, próximo ao aeroporto, por conta da queda das árvores, os veículos estão trafegando pelo acostamento e o trânsito está lento no local.

A PRF afirma que as equipes estão em Rio Largo e em Murici organizando o tráfego e o Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer a remoção das árvores que caíram.

Equipes de Prontidão

No final da tarde a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) informou que estará de prontidão para atender à população, caso haja aumento de volume de chuvas. Caso sejam registradas ocorrências, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193), para que a Defesa Civil seja acionada ou diretamente para os telefones 0800 030 6205 (das 8h às 17h), 3315-1437 ou 9 8884-2020.

“A recomendação para as pessoas que moram em áreas de riscos é que se dirijam para locais mais seguros, caso a chuva seja muito intensa, reforçou  Joana Borba, coordenadora de Atenção Social da Comdec”, em nota emitida pela Prefeitura de Maceió.

Matéria atualizada às 19h.

Veja vídeo:

Veja Mais

Deixe um comentário