Para aprimorar os processos digitais do Fisco, o Sistema de Banco de Dados da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) irá passar por atividade de manutenção técnica, a partir das 12 horas da quinta-feira (3), até o mesmo horário da segunda-feira (7).
Para que esta atividade seja realizada, é necessária a suspensão de alguns serviços, internos e externos, realizados pela Secretaria.
De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação (TI) da Sefaz, Carlos Valério Davino, um serviço diretamente destinado ao contribuinte precisará ser interrompido, que é o de emissão do Documento de Arrecadação (DAR). O portal do contribuinte continuará disponível para impressão dos documentos que estiverem no sistema.
“Dos serviços que serão suspensos, a maioria tem impacto apenas interno. A partir do meio dia da segunda-feira, todos os serviços ao contribuinte estarão normalizados”, explica o gerente de TI. No período, o sistema do IPVA online também passa por manutenção e todos os serviços, como consultas e emissão de boletos voltam ao normal às 12h do dia 7.
A interrupção destes serviços é necessária para que seja efetuada a atualização de versão do banco de dados e a migração para servidores de maior capacidade de processamento e armazenamento.