A equipe do Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga, nesta sexta-feira (04), o relatório de balneabilidade de 42 trechos de praias, em Maceió e no Litoral Norte. Mesmo com a diminuição dos locais considerados impróprios, os técnicos alertam os banhistas para cuidados com banho de mar nos dias seguintes a fortes chuvas.
A classificação quanto a própria ou imprópria para banho é determinada pela quantidade das bactérias Escherichia coli (E.coli), consideradas patógenos, ou transmissoras de doenças, encontrada em cada 100mL de amostra coletada.
As análises, por sua vez, são realizadas conforme o que determina a Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As coletas foram realizadas nos dias 29 de fevereiro e primeiro de março, quando houve registro de chuvas.
Os resultados mostram que em Maceió, dos 20 pontos verificados, entre as praias do Pontal da Barra e da Ipioca, apenas cinco foram consideradas impróprias, enquanto 15 se apresentaram próprias para banho. No Litoral Norte, foram coletadas amostras de outros 22 trechos, entre os municípios de Paripueira e Maragogi. Destes, apenas três apresentaram más condições de banho.
Entretanto, os técnicos do IMA alertam que os banhistas devem ficar atentos às variações que podem ocorrer após um período de fortes chuvas. Os banhos de mar devem ser evitados principalmente nas áreas próximas às galerias de águas pluviais e fozes de rios.
As amostras também foram coletadas no Litoral Sul, mas a região só deverá ser novamente inserida no relatório dentro de mais duas semanas.
O relatório completo, com mapas para visualização dos trechos, está disponível no site do IMA: www.ima.al.gov.br.