A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informa que a próxima etapa do processo de seleção de estágio de nível superior e formação de cadastro reserva irá acontecer no dia 12 de março, nas escolas Maria José Loureiro e Teotônio Vilela, ambas localizadas no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (CEPA), na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol. A prova de redação acontecerá das 8h às 10h, mas os portões das escolas serão fechados às 07h30.
Os estudantes deverão produzir um texto dissertativo sobre um tema ligado ao Sistema Prisional, de acordo com o curso de formação do candidato. Serão disponibilizadas 36 vagas de estágio imediatas, além da formação de cadastro reserva. Ao todo, foram inscritas 857 pessoas para as 18 opções de cursos disponíveis para seleção. A maior concorrência foi registrada no curso Engenharia Civil, onde 120 pessoas concorrem a uma vaga.
O secretário Executivo de Gestão Interna da Seris, major PM Marcos Henrique do Carmo, ressaltou a importância da seleção dos estagiários para o trabalho da Ressocialização. “Além ampliar o número de pessoas que trabalham com a reintegração social dos apenados, os estudantes irão obter novos conhecimentos propiciados pelos servidores penitenciários e transmitir novos valores e perspectivas dentro de cada área de atuação”, destacou.
A expectativa para a realização da redação é grande entre os candidatos. A estudante de Direito Karina dos Santos afirmou que seu principal objetivo é conquistar experiência profissional com o estágio. “É um mundo novo, mas quero aprender e me empenhar para dar o melhor para secretaria”.
Já a aluna do curso de Enfermagem Clarissa Calheiros destacou que área de atuação será um diferencial. “Essa é uma área diferente, que não tem muita oportunidade de estágio. Por isso me interessei”, afirmou.
Os candidatos aprovados e convocados receberão uma bolsa de estágio no valor de um salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais. Além disso, o estudante deve ter disponibilidade para estagiar por seis horas diárias, durante o tempo mínimo de seis meses, podendo o contrato ser prorrogado, chegando até 24 meses. O candidato que perder qualquer fase do processo seletivo (redação ou entrevista) será automaticamente eliminado da seleção.